O Procon de São José, em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Civil, realizou na tarde desta terça-feira (10), uma fiscalização rigorosa para avaliar a conformidade dos cabos elétricos, essenciais na construção civil. Embora pareçam simples, esses fios elétricos, comprados em lojas de materiais de construção, têm gerado crescente preocupação entre os consumidores, informa a diretora-geral do Procon, Clarice Fátima da Costa. “Muitos trouxeram queixas ao Procon, levando a essa investigação”.
Ela explica que comércios, em busca de preços mais baixos ou margens maiores, têm desrespeitado as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as regulamentações de conformidade do Inmetro. “Essas práticas fraudulentas, difíceis de serem identificadas, podem resultar em riscos graves, incluindo superaquecimento e incêndio, para as construções que utilizam esses materiais”, alerta.
Para a diretora-geral “é crucial entender que esse tipo de material não apenas prejudica financeiramente o consumidor, mas também coloca em risco suas vidas. Fios inadequados para a carga podem levar a incidentes graves, inclusive incêndios”, reforça, Clarice Fátima da Costa. “Estamos aqui para garantir a segurança e a proteção dos consumidores da nossa região”.
Para abrir uma reclamação, os consumidores podem comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, São José (SC), CEP 88102-404, ou entrar em contato pelo telefone (48) 3288-4393, durante o horário de atendimento das 12h às 18h.