Hoje é domingo, 25 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAProcon de São José fiscaliza comércio de fios elétricos

Procon de São José fiscaliza comércio de fios elétricos

Oscilação de preços deste material de construção preocupa órgão que vistoriou comércio local

Publicidadespot_img

O Procon de São José, em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Civil, realizou na tarde desta terça-feira (10), uma fiscalização rigorosa para avaliar a conformidade dos cabos elétricos, essenciais na construção civil. Embora pareçam simples, esses fios elétricos, comprados em lojas de materiais de construção, têm gerado crescente preocupação entre os consumidores, informa a diretora-geral do Procon, Clarice Fátima da Costa. “Muitos trouxeram queixas ao Procon, levando a essa investigação”.

Ela explica que comércios, em busca de preços mais baixos ou margens maiores, têm desrespeitado as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as regulamentações de conformidade do Inmetro. “Essas práticas fraudulentas, difíceis de serem identificadas, podem resultar em riscos graves, incluindo superaquecimento e incêndio, para as construções que utilizam esses materiais”, alerta.

Para a diretora-geral “é crucial entender que esse tipo de material não apenas prejudica financeiramente o consumidor, mas também coloca em risco suas vidas. Fios inadequados para a carga podem levar a incidentes graves, inclusive incêndios”, reforça, Clarice Fátima da Costa. “Estamos aqui para garantir a segurança e a proteção dos consumidores da nossa região”.

Para abrir uma reclamação, os consumidores podem comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, São José (SC), CEP 88102-404, ou entrar em contato pelo telefone (48) 3288-4393, durante o horário de atendimento das 12h às 18h.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa