Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALProcon de São José orienta famílias sobre itens que as escolas não...

Procon de São José orienta famílias sobre itens que as escolas não podem solicitar

Em 2022, o órgão realizou 40 atendimentos a consumidores sobre a cobrança de materiais indevidos e seis foram multados

A Prefeitura de São José, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), orienta as famílias sobre itens de uso coletivo que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino, a exemplo de materiais de limpeza, higiene pessoal, álcool, apagador e etc. Ainda sobre as listas de materiais, as escolas não podem indicar marcas e locais específicos de venda, com exceção de livros, apostilas, entre outros itens.

Em 2022, dos meses de janeiro a abril, o órgão atendeu denúncias de 40 consumidores. Em consequência, seis estabelecimentos de ensino foram multados e 19 entraram em acordo com as famílias.

PESQUISA DE PREÇOS

O Procon de São José também dá dicas para que as famílias não adquiram materiais a preços abusivos. A orientação é para que evitem a compra por impulso, pesquisem o produto e comparem os preços em vários locais de venda. Outro alerta se refere à compras pela internet. Alguns sites podem comercializar produtos falsificados e abaixo do preço de mercado.

ATENDIMENTO PROCON

Os interessados em tirar dúvidas com o Procon devem primeiro agendar pelo link agendamento.saojose.sc.gov.br.

O atendimento é presencial, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José – entre o Centro Multiuso e a Olaria Beiramar.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa