Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrograma de Residência Médica em Neurologia comemora 30 anos no HU-UFSC

Programa de Residência Médica em Neurologia comemora 30 anos no HU-UFSC

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro de 2024, a solenidade comemorativa aos 30 anos do Programa de Residência Médica em Neurologia, que oferece cursos de Mestrado e Doutorado por meio da Universidade Federal de Santa Catarina

O evento contou com a presença do pró-reitor de pós-graduação, Werner Kraus Junior, e do diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, Fabrício de Souza Neves, que representaram o reitor Irineu Manoel de Souza.

O superintendente do HU, Spyros Cardoso Dimatos, acompanhou a solenidade no auditório, bem como diversos médicos neurologistas, preceptores e residentes, e ainda representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Câmara Municipal de Florianópolis.

O evento contou com homenagens a médicos preceptores. Werner Kraus, pró-reitor de pós-graduação, lembrou sobre a contribuição social da UFSC para a saúde da população. A médica Laise Pereira Arcoverde Fechine Brito, representando os residentes, falou sobre o impacto do programa de neurologia em sua vida e na de seus colegas, crescimento na carreira, desafios e conquistas.

O professor Ylmar Correa Neto falou pelos preceptores, que ensinam os residentes na teoria e na prática. Ele lembrou e homenageou médico Paulo Norberto Discher de Sá, fundador do programa há 30 anos, que há muito mais tempo já concentrava esforços pela causa. Ilmar também homenageou a professora Katia Lin, que aperfeiçoou o programa e introduziu a pesquisa em neurologia no HU-UFSC.

Katia explicou que o Programa de Residência Médica em Neurologia abre 2 vagas por ano, com 3 anos de duração. Até hoje, formou 35 especialistas que atuam no Brasil e exterior.

Gisele Espindola, coordenadora atual do programa, homenageou preceptores que já atuaram e ainda atuam na formação dos médicos residentes. O presidente da Coreme, Zulmar Antônio Accioli de Vasconcellos, citou a origem da especialidade de neurologia na segunda metade do século XIX. Ao encerrar as homenagens, Fabrício de Souza Neves, diretor do CCS, falou sobre a formação de excelência oferecida pela UFSC dentro do HU em diversas especialidades.

Ao final do encontro, o superintendente Spyros Cardoso Dimatos acompanhou os presentes até a ala da neurologia, para o descerramento de uma placa alusiva aos 30 anos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa