Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSetor tecnológico de Florianópolis será tema de palestra em um dos maiores...

Setor tecnológico de Florianópolis será tema de palestra em um dos maiores eventos de inovação do mundo

Daniel Leipnitz, presidente do Conselho da ACATE, mostrará o ecossistema de inovação da capital catarinense em painel no SXSW, que ocorre em Austin (EUA)

Mostrar ao mundo a pujança do ecossistema de inovação de Florianópolis. O presidente do Conselho da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Daniel Leipnitz, embarca para os Estados Unidos na próxima semana com esse objetivo em mente. O executivo apresentará o setor de tecnologia da capital catarinense durante um painel no South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos do setor no mundo, que ocorre anualmente em Austin, no Texas. A palestra está marcada para o dia 12 de março. 

De acordo com Leipnitz, a ideia principal é mostrar como Florianópolis se tornou um dos principais polos tecnológicos da América Latina. Em sua exposição, ele mostrará como a cidade se transformou de uma relativamente pequena ilha de pescadores para um dos principais epicentros da inovação no país.

“O sentimento é de muito orgulho. Infelizmente, o Brasil ainda é pouco conhecido no restante do mundo quando o assunto é tecnologia e inovação. Florianópolis, menos ainda. Então acredito que essa será uma grande oportunidade de mostrar todo o nosso ecossistema,  de como uma pequena ilha no Sul do Brasil se tornou o Vale do Silício brasileiro. A expectativa é das melhores”, afirma Leipnitz.

Entre os dados a serem apresentados no SXSW está o fato de que o faturamento anual do setor de tecnologia na região de Florianópolis já supera os US$ 2 bilhões (R$ 10,2 bilhões) e que já são mais de 5 mil empresas na cidade, sendo o principal arrecadador de impostos municipais. 

“Vamos mostrar toda a trajetória da nossa cidade até atingirmos o atual estágio. Nós conseguiremos atingir outros ecossistemas da América Latina e também dos Estados Unidos. Quando recebemos embaixadores e outras autoridades internacionais, eles sempre ficam muito surpresos com o que nós temos. Então essa é uma oportunidade de mostrar tudo para um número muito maior de pessoas”, complementa Leipnitz.

Também no evento, ocorrerá o pré-lançamento da versão em inglês do livro Ponte para Inovação (Bridge to Innovation). Escrita por Leipnitz e pelo jornalista Rodrigo Lóssio, a obra conta a história da criação do ecossistema de inovação em Florianópolis. Além do presidente do conselho, a ACATE também enviará uma missão ao evento no Texas, em parceria com a ADVB-SC e a empresa Cidade Inovadora. 

O SXSW ocorre entre os dias 08 e 16 de março. A primeira edição do evento foi em 1987. Anualmente, milhares de pessoas de todo o mundo se reúnem em Austin para o festival que, além de tecnologia, também engloba música e cinema.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa