Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrograma Vestiba+ aprova estudantes no vestibular da UFSC

Programa Vestiba+ aprova estudantes no vestibular da UFSC

O cursinho pré-vestibular gratuito Vestiba+, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), auxiliou seis alunos da rede pública e bolsistas da rede particular a ingressarem na faculdade. No total, foram mais de três meses de aulas noturnas para 70 estudantes da rede pública ou bolsistas da rede particular da Capital. Além do atendimento dentro das salas de aula, os selecionados tiveram direito a material escolar, vale transporte e refeição gratuita no Restaurante Popular.

Entre os aprovados, está Roseane Santana Neri, de 28 anos. A funcionária do Restaurante Universitário da UFSC conciliou a jornada de trabalho e de estudos em busca de seu sonho de cursar Administração. Mesmo após dez anos de sua saída do ensino médio, Roseane enxergou o cursinho Vestiba+ como uma oportunidade de retornar aos estudos. “Espero que, nesse ano de 2024, outras pessoas possam participar do cursinho e consigam ter uma oportunidade melhor na vida. Se eu consegui, vocês também conseguem!”, afirma a caloura.

Para o assessor de Políticas Públicas para Infância e Juventude, Samuel Vidal, a educação é uma grande ferramenta para possibilitar justiça social. “O grande objetivo do nosso programa é gerar oportunidades para que esses alunos alcancem seus objetivos, e a partir do ingresso em uma das melhores universidades do país possam ter uma carreira qualificada”, explica.

O Professor Irineu Manoel de Souza, reitor da UFSC, considera que o programa é mais uma forma de reafirmar a importância da extensão acadêmica, pois os ministrantes do cursinho fazem parte de um projeto da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. “A UFSC tem interesse na renovação desse importante programa social em parceria com a PMF”, complementa.

A seleção dos estudantes foi orientada por vulnerabilidade socioeconômica, com índice regulamentado de 1,5 salário-mínimo per capita. Do total das vagas, foram reservadas para pessoas com deficiência (PCD), para cotas raciais: pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e para pessoas transgêneros, travestis e não-binarios.

Confira a lista de alunos aprovados na UFSC:

Andressa Lemos da Silva – Administração

João Pedro Martins de Souza – Jornalismo

Josué Calderon Franco – Engenharia Mecânica

Maria Eduarda Strabel – Engenharia de alimentos

Roseane Santana Neri – Administração (Noturno)

Tiago Cabral Oliveira De Moura – Psicologia

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa