Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProjeto simula processo eleitoral nas escolas municipais de São José

Projeto simula processo eleitoral nas escolas municipais de São José

Eleições acontecem nesta e na próxima semana em 11 Centros Educacionais Municipais (CEMs) com urnas eletrônicas

Publicidadespot_img

Durante todo o ano letivo, mais de dois mil alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de São José estão participando de um projeto eleitoral fictício. No projeto Cidadania, Participação e Direitos Humanos, desenvolvido pela Prefeitura de São José e Univali, os alunos aprenderam e (colocaram a mão na massa) desde a fundação de um partido político, passando pela convenção partidária e elaboração de planos de governo, campanhas e agora está chegando o dia das eleições.

A votação inicia nesta quarta-feira (25), das 8h às 12h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Renascer, conforme cronograma. Cada escola terá urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e contará com mesários, que são acadêmicos da Univali. Ao final do período, é possível conferir o resultado com a emissão do boletim da urna.

Projeto

O projeto iniciou em abril deste ano. Os alunos matriculados no 6° e 7° ano desempenham o papel dos eleitores. Já os estudantes de 8° e 9° anos, além de votar, também podem disputar a cargos do executivo e do legislativo municipal, sendo que cada turma participante de 8° e 9° formou um partido.

A temática do plano de governo focou em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Os estudantes das escolas tiveram autonomia para decidir qual ODS abordar e fornecemos materiais didáticos específicos, direcionados para a realidade de São José”, explicou o professor da Univali, Rodrigo Mioto.

Os alunos do CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), por exemplo, mobilizaram todas as turmas participantes para elegerem em conjunto o ODS 1: Erradicação da Pobreza.

No CEM Forquilhão, que é escola com a maior quantidade de alunos participantes, haverá um debate no dia 30 de outubro (data anterior à eleição na escola), para que os eleitores possam conhecer melhor as propostas dos candidatos.

“O projeto mostra-se de extrema relevância para formação cidadã dos nossos estudantes. Com essa simulação, proporcionarmos o entendimento na prática dos princípios democráticos”, citou a secretária de Educação, Rose Bartucheski.

O Projeto Cidadania, Participação e Direitos Humanos faz parte das atividades de extensão da Univali “Educação em Direitos Humanos”, desenvolvido pelo curso de Direito – Campus Kobrasol, em parceria com a Prefeitura de São José.

Eleições nas escolas municipais

25/10, Quarta-feira
Manhã (8h – 12h)
CEM Renascer.

Tarde (13h – 17h)
Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores
CEM Santa Ana.

26/10, Quinta-feira
Dia todo (8h – 17h)
CEM Interativo
Escola de Ensino Fundamental (EEF) Professora Palmira Lima Mambrini.

27/10, Sexta-feira
Manhã (8h – 12h)
CEM Sebastião Correa (Ceniro Martins).

30/10, Segunda-feira
Manhã (8h – 12h)
Centro Educacional Municipal (CEM) Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig.

Tarde (13h – 17h)
CEM São Luiz
CEM Solemar.

31/10, Terça-feira
Dia todo (8h – 17h)
CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão)
No dia 30 de novembro, haverá debate de manhã e à tarde.

Tarde (13h – 17h)
CEM Vila Formosa.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa