A Secretaria de Assistência Social de São José promove nesta segunda-feira (20), às 13h, uma exposição de trabalhos realizados pelos projetos participantes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), no hall de entrada da prefeitura. O objetivo da exposição é prestar conta dos recursos para a sociedade, demonstrando os impactos sociais resultados do desenvolvimento das atividades.
As atividades foram desenvolvidas ao longo do ano e incluem horta social, atividades físicas, arte terapia, preparação para o mercado de trabalho, música e iniciação tecnológica. Os projetos selecionados contribuem não somente para o desenvolvimento da criança ou do adolescente, mas para toda a comunidade envolvida.
As famílias, a escola e toda a comunidade na qual a criança está inserida são beneficiadas com os resultados dos projetos, pois eles trabalham habilidades de convivência em grupo, desenvolvimento de funções mentais como atenção, memória e concentração, aprendizado de novas habilidades como o desenvolvimento da inteligência musical, entre outros.
A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, enaltece a importância destas atividades. “A Secretaria de Assistência Social contribui para a execução do FIA no que tange ao monitoramento das ações e apoio à divulgação dos projetos, bem como a disseminação das informações referente aos procedimentos de doação. Nesse sentido reafirmamos o nosso compromisso contínuo para com a garantia dos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes”.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleidiamar Furlatetto, o FIA contribui significativamente para o processo de contínua consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é o de assegurar à criança e adolescente, com absoluta prioridade, todos os seus direitos sociais. “O nosso papel é assegurar que os recursos sejam aplicados de forma eficiente em diversas áreas. Os projetos de profissionalização e desenvolvimento de habilidades sociais e relacionais, são um bom exemplo disso. Nós somos os olhos da sociedade no que tange a efetivação de recursos capazes de contribuir com a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, no município de São José”.
Sobre o FIA
O FIA é um recurso proveniente do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas que deve ser utilizado para a realização de atividades voltadas ao desenvolvimento e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Os projetos de cunho social, têm como objetivo promover a inclusão e promoção de acesso a direitos como: saúde, educação, desporto e desenvolvimento social.
Neste ano, a Prefeitura de São José, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Assistência Social, destinou R$ 412.489,87, que foram investidos em sete projetos direcionados para o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social de crianças e adolescentes do Município.
Para doar ao FIA é fácil e não se paga nada a mais por isso. O que acontece, na realidade, é que você indica na declaração do imposto de renda o desejo de que o seu pagamento seja alocado no Fundo da Infância e Adolescência e, na próxima declaração, você poderá também declarar que doou ao FIA no exercício anterior. Com essa atitude toda a sociedade ganha e você contribui com projetos sociais, capazes de mudar vidas.