Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALProjetos desenvolvidos pelo FIA serão expostos na Prefeitura de São José

Projetos desenvolvidos pelo FIA serão expostos na Prefeitura de São José

Atividades desenvolvidas ao longo do ano por crianças e adolescentes atendidas pelo Fundo estarão expostas nesta segunda-feira (20)

A Secretaria de Assistência Social de São José promove nesta segunda-feira (20), às 13h, uma exposição de trabalhos realizados pelos projetos participantes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), no hall de entrada da prefeitura. O objetivo da exposição é prestar conta dos recursos para a sociedade, demonstrando os impactos sociais resultados do desenvolvimento das atividades.

As atividades foram desenvolvidas ao longo do ano e incluem horta social, atividades físicas, arte terapia, preparação para o mercado de trabalho, música e iniciação tecnológica. Os projetos selecionados contribuem não somente para o desenvolvimento da criança ou do adolescente, mas para toda a comunidade envolvida.

As famílias, a escola e toda a comunidade na qual a criança está inserida são beneficiadas com os resultados dos projetos, pois eles trabalham habilidades de convivência em grupo, desenvolvimento de funções mentais como atenção, memória e concentração, aprendizado de novas habilidades como o desenvolvimento da inteligência musical, entre outros.

A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, enaltece a importância destas atividades. “A Secretaria de Assistência Social contribui para a execução do FIA no que tange ao monitoramento das ações e apoio à divulgação dos projetos, bem como a disseminação das informações referente aos procedimentos de doação. Nesse sentido reafirmamos o nosso compromisso contínuo para com a garantia dos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes”.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleidiamar Furlatetto, o FIA contribui significativamente para o processo de contínua consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é o de assegurar à criança e adolescente, com absoluta prioridade, todos os seus direitos sociais. “O nosso papel é assegurar que os recursos sejam aplicados de forma eficiente em diversas áreas. Os projetos de profissionalização e desenvolvimento de habilidades sociais e relacionais, são um bom exemplo disso. Nós somos os olhos da sociedade no que tange a efetivação de recursos capazes de contribuir com a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, no município de São José”.

Sobre o FIA

O FIA é um recurso proveniente do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas que deve ser utilizado para a realização de atividades voltadas ao desenvolvimento e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Os projetos de cunho social, têm como objetivo promover a inclusão e promoção de acesso a direitos como: saúde, educação, desporto e desenvolvimento social.

Neste ano, a Prefeitura de São José, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Assistência Social, destinou R$ 412.489,87, que foram investidos em sete projetos direcionados para o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social de crianças e adolescentes do Município.

Para doar ao FIA é fácil e não se paga nada a mais por isso. O que acontece, na realidade, é que você indica na declaração do imposto de renda o desejo de que o seu pagamento seja alocado no Fundo da Infância e Adolescência e, na próxima declaração, você poderá também declarar que doou ao FIA no exercício anterior. Com essa atitude toda a sociedade ganha e você contribui com projetos sociais, capazes de mudar vidas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa