No Programa do Recital de piano será apresentada a Sinfonia nº 7, op. 92 de L. V. Beethoven
Com arranjo de Franz Liszt, de Claude Debussy – Images, Livro 2, Fantasy on Porgy and Bess de
George Gershwin, entre outras peças eruditas.
O Recital de Piano do pianista Ian Pace faz parte da programação do Congresso Regional e Internacional do “Ciclo Música em Movimento: Projeções Sonoras”, na sua quarta edição
O evento é realizado pelo Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Moda e Design (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nos dias 12, 13 e 14 de junho. Inclui em sua programação conferências, seminários, discussões sobre criação e interpretação musical, apresentações de pesquisas, recitais, palestras e concertos. Participam cerca de 80 músicos-pesquisadores vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), o ciclo de 2024 conta com a parceria das Universidades Federais do Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Santa Maria (UFSM), além do apoio do DMU, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), dos projetos de extensão Piano em Foco e Pianíssimo, todos da Udesc Ceart.
O objetivo do evento é fomentar a investigação crítica sobre as práticas musicais, promovendo a partilha, a socialização, o debate e a reflexão sobre pesquisas em atividades artísticas em torno da música e expor a discussão para a sociedade acadêmica e sociedade em geral.
CURRÍCULO IAN PACE
Ian Pace (Inglaterra) é um pianista e musicólogo focado em questões de performance, música e sociedade e na vanguarda. Nascido em Hartlepool, Inglaterra, em 1968, ele estudou na Escola de Música Chetham, no The Queen’s College, Oxford e como Bolsista Fulbright, na Juilliard School, em Nova York. Seu principal professor e uma grande influência em seu trabalho foi o pianista húngaro György Sándor, discípulo de Bartók.
Residente em Londres desde 1993, Ian tem uma carreira internacional ativa, se apresentando por toda a Grã-Bretanha, Europa e Estados Unidos. Seu vastíssimo repertório de todos os períodos foca especialmente na música do século XX e XXI, incluindo uma ampla gama de obras de compositores contemporâneos britânicos, franceses, alemães, italianos e de outros países, bem como os clássicos da música moderna de compositores como Boulez, Stockhausen, Barraque, Xenakis, Ligeti, Nono, Kagel e Cage. Ele estreou mundialmente mais de 100 peças para piano solo, incluindo obras de Richard Barrett, Luc Brewaeys, William Brooks, Aaron Cassidy, James Clarke, James Dillon, Gordon Downie, Pascal Dusapin e muitos outros. Renomado por sua programação ambiciosa e engenhosa, e por sua capacidade de superar os desafios pianísticos mais transcendentes, Ian também é diretor artístico do ensemble Topologies e colabora regularmente com outros solistas e grupos, especialmente o Arditti Quartet
Ian já se apresentou em 23 países e na maioria dos principais locais e festivais europeus, incluindo o Festival D’Automne em Paris, Agora, IRCAM, Archipel, Genebra, Ars Musicae em Bruxelas e muitos outros. Ele também colaborou com diversas orquestras e suas performances foram transmitidas por várias rádios em diferentes países. Além de suas atividades como solista, Ian é chefe de Performance na City University London e tem publicado extensivamente sobre história musical, performance e avant-garde, entre outros temas. Sua contribuição para a música contemporânea e sua dedicação ao piano o estabelecem como uma figura central no cenário musical internacional.
Serviço:
O quê: Recital de Piano Ian Pace
Quando: quinta | 13 de junho de 2024 | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação livre