O Festival de Jogos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis tem por finalidade promover, por meio de jogos e práticas esportivas, a integração entre escolas, socialização e ampliação de oportunidades de participação em competições e eventos esportivos. Este ano, houve um aumento de 70% nas inscrições iniciais: eram 1500 ano passado, e agora são cerca de 2200 estudantes, que representarão 22 unidades. A previsão é que ao final do festival, o número ultrapasse os 3000 participantes.
Em 2024, três novas modalidades foram adicionadas ao evento: Canoagem, Basquete e Basquete 3×3, este jogado apenas com uma das cestas e com times de 3 jogadores cada. Além destes, também estão previstos os esportes: Futsal, Voleibol, Atletismo, Rugby Tag, Vôlei de Areia, Tênis de Mesa e Xadrez.
Como forma de celebrar o segundo ano de desenvolvimento do Projeto Rede em Movimento e simbolizar o início oficial do festival, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, gestores, professores de Educação Física e estudantes estiveram na EBM Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Rio Vermelho, prestigiando apresentações artísticas e oficinas esportivas.
No entrelaçamento entre esporte e arte, integrando e valorizando os diferentes projetos que acontecem nas unidades, a estudante Sofia de Lima Anele, da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, com seu violão, tocou e interpretou o Rancho do Amor à Ilha. Com a temática “Alice no país das Maravilhas”, o Grupo de Dança da EBM Herondina apresentou quatro belas coreografias. Já a apresentação dos estudantes e professores da EBM Darcy Ribeiro inspirou todos presentes no local.
Após apreciar as apresentações artísticas, os 85 estudantes representantes de suas unidades e que estiveram presentes na abertura dos Jogos puderam conhecer e experimentar um pouco mais das modalidades de Xadrez, Badminton, Kunk Fu, Vôlei Sentado e Goalball. As oficinas foram oferecidas pelos professores de Educação Física, em parceria com a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA).
DESTAQUE EM SANTA CATARINA
Jadson Carlos e João Henrique, da Escola do Futuro da Tapera, representam a Capital nos Jogos Escolares de Santa Catarina, de 12 a 14 anos. Primeiramente, venceram o Festival Rede em Movimento em 2023, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e, na sequência, conquistaram a etapa municipal da Fundação Municipal de Esportes e também a Microrregional do JESC, classificando-se para a etapa Regional Sul. Se obtiverem êxito, irão para a Estadual de Vôlei de Areia, de 16 a 18 de julho , em Blumenau.
Confira essa história em: https://www.instagram.com/p/C7R4wwAgVhK/?img_index=1