Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALReformas qualificam espaços de acolhimento da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis

Reformas qualificam espaços de acolhimento da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis

No local, foram realizadas obras de recuperação e pintura das paredes, troca de forros e instalação de cortinas novas em todos os sete leitos

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, tem recebido importantes obras de reforma e melhorias que buscam qualificar seus ambientes e oferecer um atendimento mais acolhedor para as mamães e bebês. Uma das recentes intervenções ocorreu na enfermaria do Posto 3. No local, foram realizadas obras de recuperação e pintura das paredes, troca de forros e instalação de cortinas novas em todos os sete leitos.

Internamente também foram realizadas reformas nos corredores, abrangendo a substituição de batentes e fechaduras, além de trabalhos de pinturas e reparos elétricos. Outra medida importante também foi implementada com a instalação de grades no entorno do estacionamento lateral. A iniciativa visa reforçar a segurança da instituição.

As obras não apenas melhoram a infraestrutura, como também evidenciam o compromisso contínuo da instituição com o bem-estar e a saúde de seus pacientes. “O foco dessa gestão é melhorar a qualidade das instalações visto que o corpo técnico é de excelência”, destaca a diretora Técnica da MCD, Dra. Lissandra Mafra Andújar.

Recanto das Mamães

Paralelamente, a sala de conforto das mamães, espaço de acolhimento para as mães cujos bebês prematuros se encontram internados na UTI neonatal, foi reformulada, proporcionando um ambiente mais agradável e tranquilo. A obra é resultado de um esforço dos funcionários da maternidade Carmela Dutra, da associação de voluntárias e de empresas parceiras.

“A maternidade é referência em gestação de alto risco, recebendo gestantes de todo o estado. O “Recanto das Mamães” permite que as mães cuidem de seus bebês durante o dia e permaneçam 24 horas quando eles estão prestes a receber alta e a mãe precisa de treinamento em cuidados e intensificar o aleitamento materno. A integração da família é fundamental”, complementa a diretora técnica. 

Foram realizadas melhorias que qualificaram o ambiente, incluindo a construção de uma área externa transformada em sala de estar, com um deck de madeira, cobertura e embelezamento do espaço com plantas ornamentais, bem como pinturas decorativas nas paredes. Internamente, foi feita a instalação de uma cozinha, reforma do banheiro e a colocação de 6 camas, além da inclusão de uma máquina de lavar roupas. O espaço foi inaugurado em dezembro. 

No mesmo mês, a unidade também entregou a ampliação do Banco de Leite Humano e Lactário. O setor, que realiza cerca de 800 atendimentos mensais, ampliou sua área de 50 para 150 metros quadrados. Com a expansão, espera-se proporcionar uma maior qualidade nos serviços prestados e ampliar os estoques de leite materno. Atualmente, a MCD mantém entre 50 a 60 doadoras vinculadas mensalmente, captando e qualificando entre 100 a 150 litros por mês.

Próximas entregas

As obras continuam, e está programada para março a entrega do novo abrigo de resíduos. O projeto abrange uma área de 81 metros quadrados e visa melhorar a gestão do lixo hospitalar, garantindo ao mesmo tempo conformidade com as atuais normas sanitárias. Além disso, se encontra em andamento a obra de ampliação da sala de espera da emergência, a reforma da rede de gases medicinais e as obras do centro obstétrico.

A Maternidade Carmela Dutra, completa em julho, 69 anos de história e cuidado com a saúde da mulher e do recém-nascido. Com uma média de 300 nascimentos por mês, a primeira maternidade pública de Santa Catarina tornou-se, ao longo do tempo, símbolo de quem nasce na Ilha de Santa Catarina.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa