O grupo intersetorial de combate à dengue da Prefeitura de São José recebeu, nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde do Estado para discutir ações conjuntas de enfrentamento ao mosquito.
São José já está realizando ações específicas desde 17 de janeiro deste ano, quando o município estabeleceu, por meio do Decreto nº 20166/2024, situação de emergência e criou a comissão intersetorial, responsável por regulamentar processos de intervenção sanitária e outras providências.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, de janeiro até o momento foram identificados 126 casos de dengue e zero óbitos.
“A partir desta reunião serão feitas ações mais efetivas com o Estado apoiando o Município. É importante destacar que, se a população não entender que ela é parte principal desse processo, ficará difícil conter o mosquito,” afirma a secretária de Saúde Sinara Simioni.
De acordo com a gerente regional de saúde, Fabiane Mendes de Melo, quando o Município, a exemplo de São José, consegue criar grupos intersetoriais é uma estratégia importante para o enfrentamento à dengue.
“Essas ações conjuntas trazem efetividade dentro dos territórios mostra que o município está trabalhando de forma articulada e harmoniosa junto com o estado”, explicou.
Ações recentes
Com o novo decreto em São José, estão acontecendo ações com mais frequência. A equipe de Endemias está aplicando inseticida em todos os pontos estratégicos do Município a cada 60 dias, tempo que a substância age no local. Nesta semana, foi aplicado inseticida no depósito da Política Militar.
Além disso, o grupo intersetorial está atendendo denúncias realizadas via Ouvidoria do Município para fiscalizar terrenos baldios abandonados, piscinas, casas com perfil acumulador, entre outros locais.