Hoje é sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José intensifica fiscalização contra ocupação irregular de espaços públicos
Publicidade

São José intensifica fiscalização contra ocupação irregular de espaços públicos

Equipe atuará das 7h às 22h para garantir segurança das ruas e coibir obstrução de calçadas

spot_img

Garantia da ordem pública, segurança das ruas e desobstrução de calçadas: essa é meta da operação mobilizada pela Prefeitura de São José para coibir a ocupação irregular de espaços públicos. Um time de fiscais vai percorrer regiões com ocupações de pessoas em situação de rua e dependência química, todos os dias, das 7h às 22h. A ação é realizada pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), com apoio da Infraestrutura e Guarda Municipal.

O vice-prefeito e secretário da Susp, Michel Schlemper, lembra que a Prefeitura já fornece os trabalhos de assistência social, saúde e o Centro de Atendimento Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP), para essas pessoas, mas que o município tem uma legislação para garantir que os espaços públicos sejam de uso coletivo. “Não se pode usar as praças e as calçadas como se fossem uma casa. Se estiverem atrapalhando, provocando a desordem, vamos atuar.”

O secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, reforça que as calçadas e praças são destinadas à livre circulação de pessoas. “Vale lembrar que é proibida a colocação de quaisquer materiais que impeçam o trânsito de pedestres nesses espaços.” Ele salienta que os fiscais da Susp têm poder de polícia administrativa e que se houver ocorrência de violência serão acionadas a Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Essas medidas são essenciais para garantir um ambiente urbano mais seguro e limpo”, destaca Michael. Na ação, as pessoas são orientadas a retirarem seus pertences pessoais e todo o lixo é eliminado. O secretário afirma que é proibido pela legislação o uso em espaços públicos de barracas e lonas. A Secretaria de Infraestrutura fornece um caminhão caçamba e uma equipe de laranjinhas para limpar os locais. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais harmônico, ordenado e prazeroso para os josefenses e turistas.”

Michael destaca que o ordenamento das calçadas e praças públicas são as prioridades do programa. “A prefeitura reforça a importância de garantir que esses espaços sejam acessíveis a todos, especialmente, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A liberação das calçadas e praças promove a mobilidade segura e contribui para a limpeza e estética das ruas, reforçando o compromisso com um ambiente urbano organizado e acessível”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa