Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSão José retoma aulas nesta quinta (15) com ensino integral ampliado

São José retoma aulas nesta quinta (15) com ensino integral ampliado

Cerca de 23 mil estudantes voltam às atividades na rede municipal de ensino

Mais de 23 mil estudantes da rede municipal de ensino de São José iniciam o ano letivo na quinta-feira (15). Também voltam às aulas cerca de 3,5 mil alunos das escolas profissionais. A rede municipal de ensino é composta por 40 Centros de Educação Infantil (CEIs), 24 Centros de Educação Municipais (CEMs), duas escolas ambientais e sete escolas profissionais.

As instituições filantrópicas parceiras também voltam na quinta-feira (15), exceto a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Crianças (CVM) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São José que retornaram em 29 de janeiro. Ao todo, são oito instituições filantrópicas parceiras que atendem cerca de 2 mil crianças em creche integral, pré-escola integral e educação especial.

O destaque na rede municipal neste ano é a ampliação das vagas em período integral. Na Educação Infantil, são mais 941 vagas em tempo integral neste ano. Dessas, 331 foram destinadas para crianças rematriculadas e 610 para novas matrículas.

No Ensino Fundamental, o CEM Jardim Solemar passa a atender em período integral os alunos do 1º ao 5º ano. Além disso, as turmas do 1º ano do CEM Morar Bem e do 1º e do 2º ano do CEM Renascer também contam com ampliação para período integral.

Com essa novidade, a Prefeitura de São José dobra os atendimentos neste modelo educacional no comparativo 2021-2024, saltando de cerca de 1500 para mais de 3500. O cálculo considera os avanços na rede municipal de ensino e nos estabelecimentos credenciados no Programa Bolsa Educação.

“Estamos comprometidos em oferecer oportunidades educacionais de qualidade e em ampliar o acesso ao ensino em período integral para nossas crianças e jovens. Em 2022, também elevamos o número de escolas com educação em período integral ou jornada ampliada”, detalhou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

A novidade, no Ensino Fundamental, é resultado da pactuação ao Programa Escola em Tempo Integral, formalizado entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Educação (MEC). Na Educação Infantil, também foram pactuadas algumas vagas integrais.

Profissionais preparados

Antes mesmo do início das atividades com as crianças, a Secretaria Municipal de Educação investiu na formação dos profissionais. Realizou Seminário de Educação; reunião com os gestores escolares; e capacitação para os auxiliares de ensino de educação especial. Além disso, o prefeito Orvino empossou novos profissionais para reforçar o quadro do Magistério Municipal.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa