A abertura oficial da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada na noite desta terça-feira (23), em São José. A conferência terá como tema central “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo”. O objetivo é debater políticas públicas e garantir oportunidades iguais para todos que possuem algum tipo de deficiência.
“O município tem um Conselho forte e atuante, e realiza atendimento prioritário às famílias do BPC no Cadastro Único, prioriza as Pessoas com Deficiência no atendimento às pessoas elegíveis para os apartamentos do Vista Alegre, além de manter um diálogo constante com esse segmento visando a construção de uma sociedade mais acessível e inclusiva”, explicou a secretária de assistência social de São José, Rita Faversani.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) reúne quase 400 pessoas entre delegados, acompanhantes, convidados e observadores, e segue até quinta-feira (25). A conferência nacional está prevista para julho, em Brasília.
Durante os três dias, os participantes vão tratar de assuntos como estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.