Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioECONOMIAEmpresas de SC celebram história de união em prol de tecnologias e...

Empresas de SC celebram história de união em prol de tecnologias e inovações para saúde

Vertical Saúde da ACATE completa 14 anos e comemora marco de 150 reuniões mensais entre empreendedores do setor de tecnologia

A Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) é um grupo que une mais 100 empresas do setor tecnológico e de inovação que desenvolvem em Santa Catarina soluções para a área da saúde. A cooperação desses negócios iniciou em 2010 por um núcleo de cerca de 10 empresas em encontros para fortalecer a promoção de saúde de qualidade e bem-estar por meio de tecnologias.

Desde a sua fundação, o grupo se consolidou como referência nacional no segmento e se tornou um articulador do ecossistema de inovação da saúde ao mobilizar os setores público e privado. Em suas reuniões periódicas, das quais a Vertical Saúde celebra o marco de 150 encontros, as empresas formam um ambiente de debates, geração de negócios e relacionamento com autoridades, especialistas e gestores do segmento. 

“A Vertical Saúde potencializa conexões e entende que o encontro é fundamental para o sucesso do setor. Colocamos lado a lado desde o empreendedor líder de mercado até um empreendedor em início de trajetória e, automaticamente, um vai ajudar o outro. O líder vai ajudar porque ele tem experiência para compartilhar e possui contato com o mercado. E os novos empreendedores carregam consigo inspiração, ideias inovadoras e o pensamento de transformação de mercado”, destaca Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde e vice-presidente de Marketing da ACATE.

Em sua 150ª reunião, a Vertical Saúde comemorou a história do grupo em um jantar realizado ontem (23). O evento rendeu homenagens a pessoas e empresas que contribuíram com a trajetória da iniciativa da ACATE e contou com a presença dos deputados estaduais Vicente Caropreso (PSDB) e Matheus Cadorin (NOVO), e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires. Também estiveram presentes representantes de entidades como o presidente da Associação Catarinense de Medicina, André Sobierajski dos Santos, e os vice-presidentes do Conselho Regional de Medicina, Juliano Pinto e Andréa Ferreira. 

Entre os homenageados da noite, o empreendedor e ex-presidente da ACATE, Rui Gonçalves, foi reconhecido pela sua gestão à frente da entidade no início dos anos 2010, quando foram criadas as Verticais de Negócios, as quais abrangem, além da saúde, outros 10 segmentos de mercado. Gonçalves agradeceu a homenagem e ressaltou que a motivação para a fundação dos grupos foi para estabelecer a solidariedade. “Este fruto é originário de uma ideia de associativismo e de muita cooperação para fazer a ACATE crescer e para que cada um de nós tivéssemos uma ACATE para cuidarmos. O programa das Verticais é uma forma para que o empreendedor possa cooperar, gerar negócios que deem retorno e, também, ter benefícios”. O empreendedor recebeu a homenagem das mãos de Daniel Leipnitz, atual presidente do Conselho Deliberativo da ACATE e que também já ocupou a presidência da Associação

O jantar comemorativo também rendeu homenagens a empresas participantes da Vertical Saúde de longa data. A Manager Systems, representada pela CEO Karina Dantas, recebeu o reconhecimento como a empresa ativa há mais tempo no grupo. A empreendedora relembrou os primeiros convites realizados por Iomani Engelmann, atual presidente da ACATE e o primeiro diretor da Vertical Saúde, para fazer parte da iniciativa que estava em formação em meados de 2009.

Fomento às empresas de tecnologia no segmento da Saúde

Em 2023, o grupo de empresas criou mais de 100 oportunidades de negócios, que resultaram em 24 negociações concretizadas. Entre as empresas participantes e que se desenvolveram junto à Vertical Saúde da ACATE está a Altrum, que atua com impressões 3D para medicina. 

Thiago França, fundador e head de Negócios da startup, destacou que o grupo impactou sua empresa ao abrir portas para parcerias, trocas de experiências com empreendedores e apoio na superação de desafios.

No ano passado, a empresa foi uma das selecionadas para o Programa de Incentivo à Inovação do município de Florianópolis (PII), o qual destina recursos provenientes da arrecadação de tributos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para fomentar o desenvolvimento econômico, social, ambiental e tecnológico local. A seleção de empresas pelo PII ocorre através de Arranjos Promotores da Inovação de entidades credenciadas, entre elas a ACATE que gera oportunidades para negócios do setor de tecnologia.

Atuação em defesa das empresas e soluções de tecnologia para saúde

A Vertical Saúde acompanha as transformações do mercado desde a era do hardware até a do digital, e representa as empresas de tecnologia que atuam no segmento da saúde em defesa de suas demandas. Walmoli Gerber Jr., ressalta que algumas das bandeiras defendidas pelo grupo em 14 anos foram pela aceleração de registros de produtos tecnológicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que era uma dificuldade para as empresas no passado, e a atração de um Produtor Público para Santa Catarina para a emissão de notas fiscais no estado.

Em 2023, a Vertical ampliou sua atuação voltada ao setor público através de encontros com a secretaria de Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina, secretarias municipais e deputados estaduais com o propósito de agilizar a implementação de soluções tecnológicas em estabelecimentos públicos de saúde. 

Além disso, o grupo criou o projeto “Catarina Hospital Tech”, o qual também segue no objetivo de tornar os hospitais da rede pública de Santa Catarina e de demais estados do país mais tecnológicos, através da doação de soluções desenvolvidas pelas empresas catarinenses. Um dos primeiros hospitais beneficiados foi o hospital de atendimento infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, que recebeu equipamentos e softwares para atender às necessidades de profissionais e pacientes. 

Representando os doadores de tecnologias, o empreendedor Luciano Brami recebeu homenagem das mãos de Levy Hermes Rau, atual diretor do Plano Saúde dos Servidores de Santa Catarina, o SC Saúde, e ex-diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Entre as empresas que já doaram produtos e serviços para estabelecimentos públicos estão a Brametec, BrasilRad, Gamatec, Kids Evolution, Sensorweb, Wavetech e Visto Sistemas. 

As soluções doadas abrangem um equipamento lúdico de tomografia para que pacientes possam simular o exame e, dessa forma, se familiarizar com o procedimento para que não precisem ser anestesiadas. De acordo com o ex-diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão, o uso da máquina permitiu a redução em 30% no uso de sedação e anestesia. Além disso, o projeto Catarina Hospital Tech já gerou benefícios com aparelhos auditivos, máquina para empacotar medicamentos, sistema de controle de temperatura para monitoramento de refrigeradores e centros cirúrgicos, aplicação para auxílio no atendimento à fisioterapia e uma plataforma para gerenciamento de documentos, qualidade, pessoas e riscos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa