A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Administração, está triplicando a arrecadação de tampinhas, que serão revertidas para a castração de cães e gatos no Município. A adesão ao projeto em parceria com a Ecopet é uma realidade nas dependências públicas de São José, pois tanto na própria Prefeitura como também nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Educação há pelo menos um recipiente à espera das tampinhas.
O cidadão que mantém a visita ativa aos serviços públicos já está se acostumando com os recipientes espalhados pelos setores, o que motiva não só a arrecadação interna entre os servidores, como também, a arrecadação dos contribuintes. Ao ver o hall da Prefeitura repleto de tampinhas, o prefeito Orvino Coelho de Ávila comemora a iniciativa coletiva e ainda menciona outro ponto importante sobre a destinação correta dos reciclados, que evita que as tampinhas parem em locais inadequados, como quando são arrastados pelas chuvas para bocas de lobo, obstruindo a passagem e contribuindo com entupimento do canal.
Cada castração custa em média R$90, o equivalente a 120 kg dos materiais recolhidos. Por isso, a secretária de administração, Adriana Isolete de Souza, pede para que os cidadãos continuem participando da campanha, para que o apoio à causa continue crescendo nos departamentos públicos. São aceitas tampinhas de garrafa pet, de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios etc.