Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPessoas idosas comemoram inclusão no mundo digital em São José

Pessoas idosas comemoram inclusão no mundo digital em São José

Primeira turma de projeto disponibilizado pela Prefeitura aprende funcionalidades dos smartphones

A Prefeitura de São José certificou, na última semana, a primeira turma no projeto Inclusão Digital. Dez idosos participaram do piloto, que ensinou sobre o uso dos smartphones. Em nove encontros, realizados no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) no ano passado, os alunos conheceram sobre plataformas de mídias sociais, importância do Portal Gov como baixar e usar aplicativos, internet banking, além de ferramentas de geolocalização e segurança digital. “O mundo hoje é digital. As pessoas que não conseguem se conectar muitas vezes têm dificuldades de acessar determinados serviços. Essa conexão traz agilidade e economia para as pessoas idosas”, frisou a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani Furtado.

O senhor Norberto Gastão dos Santos, de 80 anos, é um dos formandos. Ele procurou o curso logo que iniciou a faculdade de Direito. “Esses ensinamentos me ajudaram muito nos estudos. Pela minha idade, eu nunca tinha mexido no celular. Eu não sabia nada. Agora eu tenho competência para usar as funcionalidades do smartphone e até do computador”, citou.

Para o participante Odemar de Andrade Filho, de 63 anos, que já utilizava o smartphone, o projeto contribuiu com dicas para proteger os usuários de golpes e fraudes. “Foi muito interessante. Aprendemos várias funções, sempre por etapas, respeitando o nosso tempo. Eu tenho incentivado meus amigos a participarem deste projeto e compartilhado algumas dicas”, ponderou.

O projeto-piloto possibilitou avaliar a efetividade das ações e aplicar melhorias ao longo do curso. Agora, o planejamento da Prefeitura é estender o projeto para diversos bairros e faixas etárias. “Há um trabalho conjunto de diversos órgãos da Prefeitura de São José para que a gente tenha uma cidade cada vez mais inteligente. Isso exige de nós inovação, como o aplicativo de autoatendimento lançado recentemente, mas também um trabalho junto à sociedade. Então, concluída a primeira turma do projeto, nós vamos para os bairros para fazer a inclusão digital de jovens, adultos e pessoas idosas”, explicou a superintendente da Fundação Educacional Municipal, Maria Helena Krüger. As parcerias nos bairros estão sendo articuladas para iniciar o projeto neste ano.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa