O mês oficial de combate ao câncer de mama já começou, e com ele foi preparada uma grade de programação repleta de atividades e palestras conscientizadoras, que buscam instruir famílias e desmistificar pontos sobre esta doença que tanto assola as mulheres.
Pela Secretaria Municipal de Educação da Capital, nesta quinta-feira, 5, todas as unidades da rede municipal de ensino farão a confecção de caixas coletoras de produtos de higiene e beleza para a ação “Cuidando Delas”.
Pela internet, durante os dias 17, 19, 24 e 26, ocorrerão rodas de conversas e palestras voltadas à saúde física e mental da mulher. Nessa datas, os interessados deverão acessar o canal do YouTube “@polouabflorianópolis”, a partir das 19h.
Dentre os temas a serem abordados, destacam-se o papel da psicologia no tratamento do câncer, com Maria Claudia Goulart da Silva, psicóloga e coordenadora geral de políticas públicas para a família e os direitos humanos; o estudo das variações genéticas relacionadas à doença, por Leili Daiane Hausmann, bióloga e doutora em biologia celular e do desenvolvimento; a prevenção através da boa prática alimentícia, com a nutricionista Luiza Mariano; e a jornada de autocuidado e autoestima feminina, com a médica Amanda Rufino e a enfermeira Michele Dotto.
No sábado, 28, haverá a caminhada oficial do Outubro Rosa , às 8 horas da manhã, partindo da cabeceira da Ponte Hercílio Luz em direção ao Parque de Coqueiros, na região continental.
Encerrando a programação especial do Outubro Rosa, dia 31, haverá no Centro de Educação Continuada da SME (Rua Ferreira Lima, 82) uma palestra acerca da importância da prevenção no atendimento às mulheres , ministrada por Celia Márcia Pamplona de Queiroz, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis, às 19h.