Refletir sobre identidade feminina e territorialidade são alguns dos objetivos do projeto “Autorretrato: Território Feminino”, que vai percorrer seis cidades de Santa Catarina oferecendo oficinas gratuitas de fotografia contemporânea. Coordenada pela artista visual, fotógrafa, arte-educadora e curadora Lilian Barbon, a atividade propõe um mergulho sensível na construção de narrativas visuais produzidas por mulheres. As inscrições estão abertas no link disponível na bio do perfil @autorretratoterritoriofeminino.
O projeto prevê a realização de oficinas práticas, promovendo formação, difusão e vivência das artes visuais nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Salto Veloso, bem como a criação de uma exposição fotográfica coletiva.
Segundo Lilian, o processo busca deslocar o olhar e revisitar a própria imagem. “As oficinas servem como um convite para olhar para si com outros olhos, reconstruir imagens internas e criar narrativas visuais que expressem não apenas quem somos, mas tudo o que nos atravessa”, destaca a fotógrafa que ressalta que o autorretrato é mais do que imagem: é gesto, é voz, é escuta.
Entre os eixos que serão trabalhados durante os encontros estão a reflexão sobre identidade feminina e territorialidade, o fortalecimento de redes culturais locais e regionais e a ampliação da visibilidade das múltiplas experiências das mulheres catarinenses.
Lillian ressalta que as oficinas são voltadas exclusivamente para mulheres cis, trans, não-binárias e intersexo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do perfil @autorretratoterritoriofeminino.
Oficinas por SC
A programação do projeto “Autorretrato: Território Feminino” começa em Lages, com encontros nos dias 7 e 9 de maio na Fundação Cultural de Lages, localizada na Rua Benjamin Constant, 141. Depois o projeto segue para Salto Veloso, com atividades nos dias 11 e 12 de maio na Associação de Mulheres Velonenses. Em Chapecó a oficina será no dia 16 de maio na Sala de Música do SESC Chapecó.
Já nos dias 20 a 23 de maio, os encontros acontecem na Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, em Florianópolis e no dia 30 de maio, as atividades acontecem em Blumenau, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). A programação das oficinas por Santa Catarina encerra nos dias 11 e 13 de junho, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. No perfil @autorretratoterritoriofeminino é possível conferir a programação completa.
A Proposta Cultural selecionada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2025 é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Sobre a ministrante
Lilian Barbon é fotógrafa, artista visual e arte-educadora com mais de 20 anos de atuação na área. Mestre e bacharel em Artes Visuais pela UDESC e especialista em Fotografia pela UEL, pesquisa desde 2002 as intersecções entre corpo, identidade e autorrepresentação por meio da fotografia híbrida. Participou de exposições, residências artísticas e festivais no Brasil e no exterior, com destaque para mostras individuais como “Cronofotografias do Self”, “Paisagens Transversas”, “Memórias Subterrâneas”, “Women’s”, “Memórias” e “Autorretrato”. É professora na Escola Câmera Criativa (Florianópolis/SC), onde ministra cursos e oficinas de fotografia experimental, autorretrato e processos artesanais como pinhole e cianotipia. Atualmente ministra cursos de fotografia e arte por todo o território nacional. Sua poética busca expandir a imagem fotográfica através do cruzamento com outras linguagens, criando composições híbridas e experimentais que questionam os limites da fotografia tradicional.






