Hoje é quinta-feira, 11 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIASetor de eventos se consolida como importante vetor de desenvolvimento no País

Setor de eventos se consolida como importante vetor de desenvolvimento no País

Alisson Barcelos, CEO da SB+Eventos, destaca como o segmento se tornou estratégico para a geração de empregos e oportunidades em todo o Brasil

O setor de eventos vive um momento de aquecimento no Brasil. Se, no período crítico da pandemia de Covid-19, praticamente a totalidade das ações foram canceladas ou adiadas em virtude das restrições de contato social, atualmente o segmento já reassumiu sua posição como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico no país.

Conectando as marcas ao público, o setor de eventos atravessa um excelente momento no país com reflexos positivos nos mais diversos setores da sociedade.

Estudos realizados pela ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos indicam que em 2023 o setor foi um dos maiores geradores de empregos em todo o território nacional. Entre os meses de janeiro e outubro, o segmento registrou um crescimento na ordem de 46,6%, que se mostrou superior até mesmo ao setor de serviço, que finalizou o mesmo período com um acréscimo de 23,4%.

De acordo com Alisson Barcelos, CEO da SB+Eventos, empresa que atua há 15 anos no mercado com mais de mil eventos nacionais e internacionais realizados, o setor “atualmente possui um papel relevante no desenvolvimento econômico do país. Além da movimentação financeira motivada pelas ações, que impactam diversos segmentos de mercado, o setor de eventos também é um importante gerador de empregos e oportunidades. Muitas pessoas encontram na área sua primeira experiência profissional e, para quem já tem uma atividade definida, os eventos contribuem para ampliar a renda de forma significativa”.

Os números de empregos gerados no setor de eventos realmente impressionam, especialmente levando-se em consideração o período de estagnação que atravessa grande parte dos segmentos de mercado. O relatório da ABRAPE indica ainda que somente o nicho ligado à organização de eventos apresentou um crescimento de 110% no número de vagas geradas. Em termos absolutos, enquanto em 2022 foram criados 8,5 mil novos postos de trabalho, no ano passado esse número saltou para 18 mil.

E os registros positivos se estendem para praticamente todas as áreas do core business do setor. Isso implica que profissionais ligados à organização de eventos, às atividades artísticas, criativas e de espetáculos, ao patrimônio cultural e ambiental e às atividades de recreação e lazer ampliaram as oportunidades de emprego e renda no ano passado.

“O setor de eventos é uma excelente oportunidade para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, porém, é importante ressaltar que é fundamental capacitação. E esse alerta também serve para as empresas do setor, já que é essencial contar com profissionais qualificados e habilitados para proporcionar aos participantes experiências realmente inesquecíveis e que agreguem valor à jornada dos participantes”, conclui Alisson.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa