As sete escolas profissionais de São José finalizam o ano orgulhosas pelas ações solidárias e empreendedoras que realizaram em 2023. Com mais de 4 mil alunos atendidos mensalmente em 14 cursos gratuitos, as unidades oferecem uma variedade de habilidades, desde artes aplicadas até tricô e crochê.
Um exemplo de apoio à comunidade veio da Escola Profissional Cândido Amaro Damásio, localizada no Centro Histórico de São José. As alunas do curso de Lingerie, lideradas pela professora Lucia Guimarães Fachini Ferreira e pela diretora Edna Hilda Eger, confeccionaram 300 calcinhas e 60 cuecas infantis que foram doadas para Taió. O Município foi um dos mais impactados pelas chuvas em Santa Catarina, sendo considerada a pior cheia da história de Taió.
Na Escola Profissional Nilza Maria da Silva (conhecida como EP de Barreiros), as alunas do curso de Corte e Costura iniciaram o projeto Pijaminhas do Bem. “O projeto, idealizado pela professora Maria Eduarda, começou quando uma aluna relatou a descoberta de um câncer nos ossos em sua neta de 8 anos. Ela percebeu que no hospital as crianças precisam usar pijamas com botões para facilitar os procedimentos médicos. A aluna trouxe algumas malhas e começaram a produzir pijamas para doação. Receberam mais doações e fizeram um mutirão. Outras professoras também entraram no projeto e até o momento já foram doados cerca de 350 conjuntos de Pijaminhas do Bem para as crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão”, explicou a diretora Eliane Henrique Vieira.
Já os alunos do curso de Corte e Cabelo da Escola Profissional Santo Antônio realizaram diversas ações solidárias na Orionópolis Catarinense, proporcionando cortes de cabelo para os acolhidos pela instituição. Sob a supervisão da professora Cleandis Serratine, os alunos contribuíram para a autoestima dos assistidos e fortaleceram as habilidades profissionais.
Enquanto os alunos do curso de Corte e Cabelo da Escola Profissional Deolinda dos Santos Farias (Forquilhinha) atenderam com tarde da beleza mulheres carentes que recebem apoio da assistência social do Centro Espírita Nosso Lar, e participaram do evento Cras Cidadão cortando cabelos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Professores e alunos da unidade também adotaram cartinhas de Natal e presentearam crianças atendidas pela assistência social do Centro Espírita Nosso Lar.
Empreendedorismo
Ao longo do ano, alunos e professores também tiveram a oportunidade de expor e comercializar os trabalhos nas Feiras Empreendedoras mensais, realizadas no hall da Prefeitura de São José. Além disso, as sete escolas profissionais promoveram Feiras de Natal nas próprias unidades.
Em setembro, outubro e novembro, as escolas profissionais participaram também, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Feira do Empreendedor no bairro Kobrasol.
“As feiras são uma oportunidade para mostrar as peças produzidas e também vender, exercitando contato com o cliente e cálculos para a correta precificação, fazendo desse aprendizado oferecido uma fonte de renda”, citou a coordenadora das Escolas Profissionais, Michele Menezes Weickert.
Vagas para 2024
Apesar do período de solicitação de vagas já ter encerrado, a Secretaria Municipal de Educação identificou que ainda há vagas remanescentes em alguns cursos para 2024. No ano que vem, assim que as unidades abrirem, serão publicadas as orientações para inscrições.