Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALVai começar o 2º Festival Escolar da Canção da rede municipal de...

Vai começar o 2º Festival Escolar da Canção da rede municipal de Florianópolis

A primeira etapa reunirá unidades da região Central e do Continente neste domingo

Neste fim de semana será dada a largada para a primeira etapa da segunda edição do Festival Escolar da Canção da rede municipal de ensino de Florianópolis. No sábado (18) ocorrerão os ensaios e no domingo (19) é para valer. O evento, sob a coordenação da Secretaria de Educação da Capital, será realizado a partir das 8h30 no teatro do Centro Educacional Menino Jesus.

A primeira etapa reunirá unidades da região Central e do Continente, assim como representantes das escolas básicas municipais Paulo Fontes, Mâncio Costa, Professora Zulma Freitas de Souza e Henrique Veras. No total, haverá 55 apresentações, distribuídas em cinco categorias: Profissional da Educação, Juvenil 2 e Veterano, Juvenil 1, Pimpolho e Pitchuco.

Ocorrerão ainda as etapas Regional Leste e Sul (2 de junho) e Regional Norte (9 de junho). A final acontecerá no dia 30 de junho no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

UMA ROSA PARA NEIDE

Na primeira edição o Festival levou o nome de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho. Neste ano, o evento foi batizado de Neide Mariarrosa, nascida em no dia 11 de abril de 1936.

A Florianopolitana cantou nas rádios Guarujá e Diário da Manhã. Nos anos 1960, a convite de Elizeth Cardoso, partiu para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense fez diversos shows e apresentou-se em programas de televisão de rádio, bem como participou de festivais. Gravou um compacto e integrou uma coletânea no LP “Isso é Musicanossa”.

Com saudades da Ilha, retornou para Florianópolis em 1970. No ano de 1988 lançou o LP “Eu Sou Assim”, com repertório de compositores catarinenses.

Aos 58 anos de idade, no dia 4 de setembro de 1994, Neide Mariarrosa faleceu. Em 2004, foi tema de carnaval da Consulado do Samba com o enredo: “Uma Rosa para Neide Maria”.

JURADOS

O corpo de jurados da primeira etapa do Festival Escolar da Canção será composto por seis integrantes. Dentre os quais, está Maximiliano Rosa, irmão de Neide Mariarrosa. O bioquímico, desenhista e escritor, nascido em 1970, é o temporão de uma família de nove filhos do casal Marta Barbosa, dona de pensão e doceira, e de Erico da Rosa Prado, funcionário da Imprensa Oficial. Neide foi para o caçula uma espécie de mãe, incentivando-o a ler e estudar bastante. Max aceitou ser jurado de todas as etapas do Festival.

Os professores de música Gisele Mataveli, Eliomar da Rosa Junior, Rose Aguiar e Eloisa Gonzaga são outros componentes do júri. O sexto membro é a ex- estudante da rede municipal de ensino e que participou da primeira edição do festival, Zayra Martinez.

Os jurados estarão atentos à afinação, grau de dificuldade da música, harmonia, presença de palco e criatividade dos concorrentes.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO POR CATEGORIA NO DOMINGO-19 DE MAIO

MANHÃ- 8h30

-Juvenil 2 e Veterano (9º ano ou acima de 15 anos, incluindo a EJA)
-Profissional da Educação

TARDE- 13h30

-Pimpolho (3º ao 5º ano do ensino fundamental)
-Pitchuco (G6 (creche) ao 2º ano do ensino fundamental)
-Juvenil 1 (6º ao 8º ano do ensino fundamental)

LOCAL: Teatro do Centro Educacional Menino Jesus
ENDEREÇO: Rua Bocaiúva, 1574 – Centro

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa