Nicoly Soares está na 38ª semana de gestação e faz o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Forquilhinha. Ela foi uma das gestantes que conheceu, na última quinta-feira (23), a Maternidade do Hospital Regional de São José (HRSJ), considerada referência, reconhecida com título mundial Hospital Amigo da Criança. As visitas visam preparar as futuras mamães para o ambiente que as receberá no momento do parto e fazem parte de parceria entre Áreas Técnicas de Saúde da Criança e Mulher, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Maternidade do HRSJ.
“Me senti mais segura, porque vi que tem bastante médicos. Também conheci a estrutura e é tudo bem completo, mostrando que teremos suporte em todos os momentos. Então isso foi importante e acho que seria bom todas as gestantes conhecerem. A gente fica mais tranquila e se sente mais preparada”, relatou a mãe da Nataly.
De maneira a ambientar as gestantes no ambiente no parto, a Prefeitura de São José retomou as visitações à maternidade, que ficaram suspensas durante o período da pandemia Covid-19. As gestantes interessadas em conhecer o local e participar do projeto, podem agendar as visitas nas UBSs.
“Essa parceria do Município é muito importante para otimizar o cuidado do binômio mãe e filho, visto que o cuidado com a saúde do bebê deve começar antes mesmo do nascimento. Além disso, é essencial que a família sinta confiança no local onde irá nascer o bebê, diminuindo o estresse e a ansiedade, comuns nessa fase”, salientou Carla Galego, gerente de Saúde da Criança.
A coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico, Larissa Rocha, conta que nas visitas busca acolher e orientar as gestantes, apresentando um pouco sobre o mundo do parto e como o bebê será recebido. “Ressaltamos as questões de humanização do parto e do nascimento, os direitos da mãe, do bebê e do acompanhante, como é preconizado pelo título mundial que temos, de Hospital Amigo da Criança”, explicou Larissa.
Sobre o Programa
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar visitas à sala de parto, alojamento conjunto e à UTI Neonatal, para transmitir mais segurança às famílias. Também estimula as mulheres a fazer o pré-natal completo, garantindo a assistência, minimizando a ansiedade no momento do parto e reduzindo os riscos de complicações para as futuras mães e seus bebês. Essas visitas não reúnem só as gestantes, mas também o acompanhante/parceiro(a), profissionais de saúde que prestam orientações e acolhimento.
A atividade ficou suspensa por dois anos devido às recomendações sanitárias e restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Os encontros são promovidos a cada 15 dias e o próximo está previsto para o dia 9 de março, às 14 horas.