Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José leva gestantes para maternidade que tem referência mundial

Prefeitura de São José leva gestantes para maternidade que tem referência mundial

Parceria do Município com Estado tem objetivo de preparar as futuras mamães ao ambiente em que farão o parto

Nicoly Soares está na 38ª semana de gestação e faz o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Forquilhinha. Ela foi uma das gestantes que conheceu, na última quinta-feira (23), a Maternidade do Hospital Regional de São José (HRSJ), considerada referência, reconhecida com título mundial Hospital Amigo da Criança. As visitas visam preparar as futuras mamães para o ambiente que as receberá no momento do parto e fazem parte de parceria entre Áreas Técnicas de Saúde da Criança e Mulher, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Maternidade do HRSJ.

“Me senti mais segura, porque vi que tem bastante médicos. Também conheci a estrutura e é tudo bem completo, mostrando que teremos suporte em todos os momentos. Então isso foi importante e acho que seria bom todas as gestantes conhecerem. A gente fica mais tranquila e se sente mais preparada”, relatou a mãe da Nataly.

De maneira a ambientar as gestantes no ambiente no parto, a Prefeitura de São José retomou as visitações à maternidade, que ficaram suspensas durante o período da pandemia Covid-19. As gestantes interessadas em conhecer o local e participar do projeto, podem agendar as visitas nas UBSs.

“Essa parceria do Município é muito importante para otimizar o cuidado do binômio mãe e filho, visto que o cuidado com a saúde do bebê deve começar antes mesmo do nascimento. Além disso, é essencial que a família sinta confiança no local onde irá nascer o bebê, diminuindo o estresse e a ansiedade, comuns nessa fase”, salientou Carla Galego, gerente de Saúde da Criança.

A coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico, Larissa Rocha, conta que nas visitas busca acolher e orientar as gestantes, apresentando um pouco sobre o mundo do parto e como o bebê será recebido. “Ressaltamos as questões de humanização do parto e do nascimento, os direitos da mãe, do bebê e do acompanhante, como é preconizado pelo título mundial que temos, de Hospital Amigo da Criança”, explicou Larissa.

Sobre o Programa

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar visitas à sala de parto, alojamento conjunto e à UTI Neonatal, para transmitir mais segurança às famílias. Também estimula as mulheres a fazer o pré-natal completo, garantindo a assistência, minimizando a ansiedade no momento do parto e reduzindo os riscos de complicações para as futuras mães e seus bebês. Essas visitas não reúnem só as gestantes, mas também o acompanhante/parceiro(a), profissionais de saúde que prestam orientações e acolhimento.

A atividade ficou suspensa por dois anos devido às recomendações sanitárias e restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Os encontros são promovidos a cada 15 dias e o próximo está previsto para o dia 9 de março, às 14 horas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa