MDB realiza encontro de olho em Dário e Adeliana
O MDB realiza nesta sexta-feira (7) um grande encontro na Grande Florianópolis de olho no convite a duas grandes lideranças para ingresso no partido para disputar as eleições do ano que vem: a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont e o também ex-prefeito de São José e Floripa, Dário Elias Berger, no caso desse último seria um retorno à sigla.
As conversas vêm se intensificando, mas ainda não há nada de concreto. Nos bastidores o cenário ideal seria Dário disputando a prefeitura de Florianópolis e Adeliana em São José. Mas, tudo ainda depende de muitas análises e principalmente do “sim” dessas duas lideranças. O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini pretende aprofundar as conversas nesta semana.
À este colunista a ex-prefeita explicou que não tem na agenda nenhuma conversa com Chiodini para esta semana, mas confirmou contato da ex-deputada Dirce Heiderscheidt. Ela não conseguiu atender pois estava em consulta, mas vai retornar.
ENCONTRO
No encontro desta sexta (7) o MDB pretende reunir prefeitos, vices, vereadores e presidentes de diretórios municiais da Grande Florianópolis para a realização de um planejamento estratégico de preparação para 2024. O encontro inicia às 10h30min no Firenze Business Hotel – anexo ao Shopping Via Catarina, no bairro Passa Vinte, em Palhoça.
Encontro do União Brasil
Um grande encontro estadual agendado para esta quinta-feira (6) vai servir para marcar a passagem do comando do União Brasil do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para o deputado federal, Fábio Schiochet. O encontro será realizado no CentroSul, em Florianópolis e reunirá lideranças do partido de todo o Estado.
O atual presidente, Gean Loureiro confirmou que a mudança do comando foi de comum acordo e vai até o final de dezembro deste ano. Dia 4 de agosto Gean embarca para a Austrália para participar até novembro de um curso de administração e finanças e outro curso para aprimorar o inglês.
Gean explica que a mudança não trará impacto às tratativas internas do partido. “Está tudo acordado, não terá descontinuidade dos acordos que viemos fazendo nos municípios, construção das Executivas e segmentos dos partidos… só terá um período que o Fábio estará respondendo e em janeiro eu volto”, explicou.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Reconhecimento
A Câmara de São José reconheceu e homenageou recentemente importantes personalidades, cada qual em sua área de atuação, com entrega de moções. Uma delas foi a presidente da Associação Amigo Down, Vivian dos Santos Beuttemmüller. Ela recebeu a Moção (nº 023/2023) de Aplausos e Reconhecimento, por meio de proposição do vereador Ruanito da Silva, aprovada por unanimidade, como forma do reconhecimento do Legislativo aos relevantes serviços prestados à sociedade, pela dedicação e esforço em prol das pessoas com síndrome de Down.
Reconhecimento (II)
A Câmara de São José também concedeu a Moção (nº 026/2023) de Aplausos e Reconhecimento ao empresário Lucas Schweitzer. A homenagem foi proposta pela vereadora Gilmara Vieira Bastos e aprovada por todos os vereadores por ocasião da realização do Empreende Brasil, evento que reuniu mais de 12 mil pessoas, de forma presencial e online, em São José.
Doenças não visíveis
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, sancionou o Projeto de Lei nº 049/2023, aprovado pela Câmara Municipal, que reconhece o cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas portadoras de doenças não visíveis. O cordão de girassol consiste numa faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis.
Autor do PL, o presidente do Legislativo, vereador Matson Cé, explicou que existem doenças que não apresentam nenhuma característica física e que mesmo assim podem comprometer o aprendizado, a saúde cognitiva, de linguagem e de sentidos. De igual forma, ressaltou que essas deficiências podem acarretar adversidades aos seus portadores, como, por exemplo, não conseguir estar em lugares fechados, enfrentar filas, problemas de comunicação com terceiros ou ainda contato visual. “Temos que criar situações para que as pessoas sejam incluídas e tenham tratamento igualitário. Além do respeito e entendimento às situações adversas, é preciso o Reconhecimento contínuo das dificuldades”, destacou Matson.
Animais abandonados
O vereador de Florianópolis, Maikon Costa (PL) segue na sua cruzada contra a Dibea. Nesta semana, mais uma vez, ele trouxe caso de cidadão que procurou o órgão com animal abandonado e não conseguiu encaminhamento.
Ameaça a vereadora
Vereadores da Capital prestaram solidariedade com a vereadora Carla Ayres (PT) mais uma vez vítima de ameaças, agora de morte, por defender a causa LGBTQIA+ . “Como vereador, não temos como aceitar qualquer tipo de ameaça”, disse o vereador Roberto Katumi (PSD), salientando que ‘a Polícia Civil tem mecanismos para saber quem fez esse tipo de ameaças’ e cobrou urgência na investigação. O vereador Maikon Costa (PL) colocou seu mandato à disposição da colega vereadora e disse que extremismos como esses estão errados. “Isso não é liberdade de expressão”, condenou.
Reconhecimento facial
A vereadora Carla Ayres (PT) agradeceu aos colegas pela manifestação e cobrou da Câmara protocolos de segurança mais rígidos, inclusive de quem pode acessar o prédio Legislativo. O vereador Claudinei Marques (Republicanos), que presidia a sessão, disse que um sistema de segurança já está em fase de licitação, inclusive incluindo reconhecimento facial para ingresso no prédio da Câmara.
Casan em debate
Está sendo realizada na tarde desta terça-feira (4), por conta de requerimento da vereadora Manu Vieira (NOVO), uma reunião ampliada pela Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, para tratar sobre a agenda de obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), concessionária no município.
Durante a Reunião Ampliada, está sendo discutido sobre as obras em andamento, projetos futuros e as medidas que estão sendo tomadas para garantir a cobertura e qualidade do serviço prestado pela Casan.
Quem quiser acompanhar poderá fazê-lo por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IZ7TcI1ab6U
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9