spot_img
Hoje é domingo, 12 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura remove material de construção em área de preservação no Bairro Serraria

Prefeitura remove material de construção em área de preservação no Bairro Serraria

Proprietário tem dez dias para recorrer ou todo material será encaminhado para o descarte adequado

spot_img

Na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de São José realizou uma operação no Loteamento Zenallato, localizado entre as ruas Manaus e Operário, no Bairro Serraria, onde foi encontrado material de construção destinado à edificação de uma casa em uma área de preservação permanente (APP). A ação, coordenada pela equipe de Fiscalização de Áreas Verdes da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), resultou no recolhimento de uma caçamba de material, mesmo em um local de difícil acesso, a 300 metros de altura acima das ruas.

O proprietário do material foi notificado e tem um prazo de dez dias para retirá-lo na Prefeitura. Caso contrário, o material será encaminhado para descarte adequado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura. A operação foi realizada com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, em resposta a uma denúncia anônima recebida pela Susp.

O objetivo da ação é impedir a construção de casas em áreas de preservação e de risco, garantindo a proteção ambiental e a segurança da população. Michael Pedro Rosanelli, secretário adjunto da Susp, destaca que a iniciativa faz parte de uma série de ações contínuas para coibir ocupações irregulares no município. Somente em 2024, foram realizadas 48 demolições e mais de mil fiscalizações.

“O trabalho diário de fiscalização tem surtido efeito, e estamos percebendo uma redução nas tentativas de novas ocupações”, afirma Rosanelli. Atualmente, 15 pontos críticos são monitorados pela fiscalização municipal, em conformidade com a legislação urbanística e ambiental vigente, além de atender às recomendações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Michael alerta sobre os riscos associados a essas ocupações: “Construções em encostas instáveis, com supressão de vegetação e parcelamento irregular do solo, colocam vidas em risco e causam danos ambientais significativos.”

A Prefeitura de São José orienta a população a buscar informações sobre a legalidade de terrenos e construções diretamente com a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (48) 3381-0020. 

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa