spot_img
Hoje é domingo, 28 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUELivro sobre cor, arte e ensino será lançado na Fundação Cultural Badesc

Livro sobre cor, arte e ensino será lançado na Fundação Cultural Badesc

"A Cor como Experiência Estética em Modelos Didáticos", de José Carlos da Rocha, será lançada na sexta, 3 de outubro, a partir das 19h

spot_img

O artista visual, pesquisador e economista José Carlos da Rocha lança na sexta-feira, 3 de outubro, o livro “A Cor como Experiência Estética em Modelos Didáticos”. O lançamento será a partir das 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

Baseado na tese “Harmonia e Contraste da Cor e a Arte como Experiência”, o livro propõe uma investigação profunda sobre os elementos cromáticos: primários, secundários e terciários, e sua aplicação em modelos didáticos bidimensionais e tridimensionais. Segundo o autor, a pesquisa estabelece conexões entre os pensamentos do artista-professor Johannes Itten e do filósofo educador John Dewey, articulando ensinamentos cromáticos e experiência estética em uma abordagem inovadora para o ensino das artes.

José Carlos destaca que a obra é resultado de anos de estudo e prática, incluindo experiências desenvolvidas no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, vinculado ao Programa de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). “As micropráticas realizadas com acadêmicos, professores, artistas, alunos e comunidades contribuíram para a construção dos modelos cromáticos apresentados no livro, que ampliam a percepção do mundo das cores e oferecem novas possibilidades de expressão poética e estética”, compartilha.

Publicada pela Editora UDESC, a obra reúne em 348 páginas, 214 imagens coloridas que exploram a cor como elemento central na experiência estética e no ensino das artes visuais.

“Um livro sempre permite novos olhares e percepções, criando possibilidades de inovação e ressignificação de um mesmo tema. Mais ainda quando é impresso: sua materialidade permite não só ler, mas manusear, folhear, sentir, olhar, cheirar, ouvir o farfalhar das folhas e perceber como um objeto de ensino, consulta e pesquisa a qualquer tempo e lugar”, enfatiza.

No lançamento haverá distribuição gratuita de exemplares, que também serão enviados a escolas e universidades como contribuição à pesquisa e ao ensino das artes visuais. A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Sobre o autor

José Carlos da Rocha tem 72 anos, é natural de Criciúma e vive em Florianópolis há 55 anos. Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Administração Pública, graduou-se em Artes Plásticas e concluiu mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UDESC, na linha de pesquisa voltada ao ensino. Escreve sobre arte há 15 anos, desde a graduação, e tem outros dois livros publicados: “Museu dos Objetos” (2013), sobre memórias afetivas representadas por desenhos, e “Experiências Poéticas em Arte Educação com Adolescentes no Centro de Internação Feminina” (2021), lançado pela Editora UDESC.

Desde a infância, Rocha cultivou o gosto pela leitura e pelas imagens, fascinado por livros de aventura, enciclopédias, gibis e revistas. Na graduação, mergulhou em leituras de artistas, filósofos e educadores, buscando respostas para suas inquietações sobre o universo da arte. Essa trajetória de pesquisa e expressão poética culmina agora em “A Cor como Experiência Estética em Modelos Didáticos”, obra que desdobra sua tese, e coloca em movimento suas práticas pedagógicas cromáticas e sua visão sobre o papel da cor como experiência estética e poética.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa