A magia do Natal chega a São José em uma programação que cruza bairros e termina em um grande encontro na praça do Kobrasol. O evento Natal de Todos, idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São José e pelo Sindicato do Comércio Varejista de São José, conta com o patrocínio da Fecomércio Santa Catarina, apoio institucional da AEMFLO, Up+ e Prefeitura de São José. O Natal de Todos tem como objetivo promover o alinhamento das entidades do comércio para fortalecer o espírito natalino, movimentar o varejo local e criar momentos de união comunitária.
Para o diretor de Comércio da CDL-SJ, Diogo Bez Fontana, o projeto é um movimento que sai da sede, passa pelas ruas e chega às famílias. “A música na comunidade cria memórias afetivas e aproxima as pessoas do comércio dos bairros. Quando as pessoas vivem a cidade, elas fortalecem quem empreende nela”, acrescenta.
A programação tem três momentos principais. Nos dias 11 e 12/12, um caminhão vitrine percorre a cidade das 17h às 21h, com apresentação ao vivo do violinista Charles Espíndola, que interpreta clássicos e trilhas natalinas no violino, levando a música às ruas em formato de palco itinerante. No dia 13/12, o caminhão também circula das 18h às 19h, faz parada na praça do Kobrasol e permanece até as 21h. Neste dia o caminhão vai integrar o evento final, que acontece das 18h às 21h, na Praça Eugênio Raulino Koerich (próximo ao Melão), onde o público vê apresentações artísticas e a chegada do Papai Noel.
O presidente do Sincovar-SJ, Roberto Carmes, explica que o evento leva encanto, incentiva a economia local e reforça a conexão entre consumidor e loja. “O espírito de Natal impacta o comércio quando ele alcança o dia a dia dos bairros e valoriza a identidade da nossa cidade”, diz.
Programação de sábado
O ponto alto da noite de 13/12 acontecerá às 18h na na Praça Eugênio Raulino Koerich no Kobrasol e tem atrações artísticas que reforçam a tradição cultural da cidade, o Coral Vozes de São José, com 30 integrantes, sob a regência de Rovani Bizarro. Na sequência, o Coral MOVHI, formado por 26 crianças de 6 a 9 anos, com regência do Professor Bruno de Freitas, promete emocionar o público. A Banda Dom Jaime fecha a noite com 30 integrantes, conduzido por Paulo Rampinelli.
O presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, o “Natal de Todos” tem expectativa de reunir um grande público ao longo da sua programação. “As entidades empresariais atuam como articuladoras do desenvolvimento local e fazer uma programação de Natal pensado para todos, seja nas ruas, nos palcos e no comércio, valoriza quem vive e empreende em São José”, pontua ele.
Serviço
Natal de Todos – 11, 12 e 13 de dezembro
Local: São José
Programação:
Caminhão Vitrine
Dia 11/12/25 – 17h – 21h
- Vidal Procópio Lohn, 91 (Sede Aemflo CDL SJ)
- Rua Benjamin Gerlach (Fazenda Santo Antônio)
- Rua Vereador Arthur Manoel Mariano (Forquilhinhas)
- Rua Luiz Fagundes (Em direção a Praia Comprida)
- Centro Histórico (Parada)
- Beira Mar de São José (Parada)
- Presidente Kennedy
Dia 12/12/25 – 17h – 21h
- Rua Francisco Jacinto de Melo (Areias)
- Rua Independência (Areias)
- Rua São Pedro (Areias)
- Avenida Leoberto Leal (Barreiros)
- Rua Domingos André Zanini (Shopping Itaguaçu)
- Rua Koesa
- Av. Lédio João Martins (Kobrasol)
- Presidente Kennedy
- Centro Histórico (Parada)
Dia 13/12/25 – 18h – 19h
- Centro Histórico de São José
- Beira Mar de São José
- Presidente Kennedy
- Lédio João Martins
- Rua Koesa
- Antônio Scherer (Praça Eugênio Raulino Koerich) – Evento
18h – Natal de Todos na Praça Eugênio Raulino Koerich, Kobrasol









