Hoje é terça-feira, 17 de março de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFiéis acompanham a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos nesta...

Fiéis acompanham a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos nesta quinta (19)

Ação acontece a partir das 7 horas, na Capela Menino Deus, com a participação das crianças. A partir das 7h30 a comunidade em geral pode entrar na igreja e participar também do ato. A lavação faz parte da programação da 260ª Procissão do Senhor dos Passos

spot_img

Nesta quinta-feira, 19 de março, a partir das 7 horas, crianças de até 7 anos se reunirão na Capela Menino Deus para a cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos. A partir das 7h30 a comunidade também será convidada a fazer parte da celebração, com a abertura da capela. Lavar a imagem faz parte dos preparativos para a maior manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos – que será realizada neste final de semana, dias 21 e 22 de março.

A lavação, tradicionalmente feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa, é um dos pontos altos da programação da Procissão: consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis.

Destaques – a Procissão em quatro atos

Quatro importantes momentos marcam a Procissão Senhor dos Passos:

– a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita por crianças, na quinta-feira que antecede a Procissão, na Capela Menino Deus – 19 de março;

– a Procissão do Carregador, realizada na manhã de sábado, quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados na noite de sábado –21 de março às 7h30;

– a Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, na noite de sábado – 21 de março às 20h;

– na tarde de domingo a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos – 22 de março às 16h.

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem a Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Serviço

Lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos

Onde: Capela Menino Deus – rua Menino Deus, nº 376 (anexo ao Imperial Hospital de Caridade), Centro, em Florianópolis.

Quando: 19 de março, quinta-feira

Horário: a partir das 7 horas

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa