A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Florianópolis criou o documento “Orientações Curriculares para o Processo de Transição entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”. O lançamento ocorreu na tarde de quarta-feira (18) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O documento busca apoiar o trabalho docente ao explicitar como se dá a continuidade das aprendizagens das crianças, especialmente no que se refere às linguagens oral e escrita, à imersão na cultura escrita e ao processo de alfabetização, compreendido como um percurso que se inicia na educação infantil, entre os quatro e cinco anos, e se consolida até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Para o secretário de Educação, Thiago Peixoto, as crianças têm o direito de participar das práticas sociais de leitura e escrita desde cedo, mediadas por professoras que compreendam as características da infância e o currículo da educação infantil
“Todos desejamos que os estudantes cheguem ao final da educação infantil com repertório diversificado de conhecimentos sobre a linguagem escrita e impregnadas com os diferentes usos e sentidos que a leitura e a escrita possuem na nossa sociedade”, destacou
Conforme a subsecretária de Gestão de Educação da SME, Fabrícia Luiz Souza, a alfabetização não começa no 1º ano, mas é construída continuamente pelas crianças, desde bebês, por meio da oralidade, das interações e do desenvolvimento das bases do letramento e do pensamento matemático.
“Todas as etapas da educação compartilham a responsabilidade pelo desenvolvimento das condições pedagógicas necessárias para que todas as crianças avancem, respeitando seus tempos e trajetórias, até a consolidação do processo de alfabetização”, afirma.
Presente no evento, o subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância, do Ministério da Educação, Alexsandro Santos, destacou a urgência de repensar a forma como o país compreende o início do processo de alfabetização. Segundo ele, ainda existem rupturas entre a educação infantil e o ensino fundamental que precisam ser superadas.
“Corrigir os descompassos entre esses dois momentos da trajetória educacional das crianças é fundamental para garantir que elas experimentem bem-estar, cuidado e, principalmente, oportunidades qualificadas de desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou.
Para o representante do MEC, é equivocado associar o contato com a leitura e a escrita apenas ao ensino fundamental. Ele enfatizou que o acesso à cultura escrita deve começar desde a creche, respeitando as especificidades do desenvolvimento infantil.






