Hoje é quarta-feira, 19 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAACATE recebe representantes do ecossistema de inovação para traçar objetivos em comum...

ACATE recebe representantes do ecossistema de inovação para traçar objetivos em comum para SC

Mais de 350 pessoas participaram da primeira edição do SC Inovação, que reúne governo, universidades, empreendedores e outras entidades para planejar o mercado de tecnologia

Evento aberto ao público para debater o futuro do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina, o SC Inovação reuniu mais de 350 pessoas na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entre representantes da quádrupla hélice, academia, governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Estiveram presentes também gestores de quase todos os Centros de Inovação da Rede Estadual, a saber, Criciúma, Tubarão, Lages, Videira, Joaçaba, São Bento do Sul, Rio do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Itajaí e Florianópolis. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (23) e serviu para traçar os objetivos em comum dos principais atores em torno do desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação catarinense.

Para abrir o SC Inovação, o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, apresentou os principais números do setor de tecnologia, que gera empregos com salários acima da média dos demais segmentos. Em Santa Catarina, o setor é responsável por 6,1% do PIB de Santa Catarina, contribuindo para a menor taxa de desemprego no Brasil, de 3,8%, segundo a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio,  divulgada em 2022. Ainda, de acordo com o Tech Report produzido pela ACATE, de 2015 a 2021 o número de startups cresceu 63,2%, maior crescimento registrado no país no período. “É um estado empreendedor e que forma talentos para o desenvolvimento de tecnologias”, reforça.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, também representou o governador Jorginho Mello durante o SC Inovação. Fett reforçou a importância da criação da nova secretaria na atual gestão e comparou o ecossistema catarinense ao de Israel, país no qual o setor de tecnologia é responsável por 15% do PIB. “É para onde queremos subir a régua, observando o mercado estrangeiro. É importante investir em inovação porque a inovação melhora a vida das pessoas”. Até o final do mandato, o desejo é que a participação do setor alcance 8% do PIB estadual.

O secretário de Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, também fez o uso da palavra e acrescentou: “A missão é planejar Santa Catarina pensando em inovação, considerando a transversalidade da tecnologia”.

O presidente da FAPESC, Fábio Wagner Pinto, ressaltou o papel da fundação na promoção de editais que fomentam a inovação e as parcerias promovidas por meio da instituição, entre empresas, pesquisadores e universidades, todos essenciais para o desenvolvimento do setor.

Como representante do poder legislativo nacional por Santa Catarina, o senador Jorge Seif assegurou em sua fala os seus esforços em levar o ecossistema de tecnologia para a pauta do Senado Federal e se colocou à disposição para auxiliar Santa Catarina a ser protagonista nesse tema.

No painel que encerrou o evento, cujo objetivo foi ouvir os representantes de alguns dos principais atores estaduais do ecossistema de tecnologia e inovação, estavam presentes o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; o superintendente Geral da Fundação CERTI, Erich Muschellack; o presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jair Miotto; o chefe de gabinete do reitor da UFSC, Bernardo Meyer; o diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates; o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro; o Vice-Presidente de Relacionamento da ACATE, Diego Ramos, e como mediadora, a diretora do grupo Mulheres ACATE e Fundadora e Presidente da empresa Nanovetores, Betina Zanetti Ramos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa