Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALACIF debate mobilidade urbana como agente de mudança no desenvolvimento urbano de...

ACIF debate mobilidade urbana como agente de mudança no desenvolvimento urbano de Florianópolis

O debate contou com a presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores e de entidades

Como a mobilidade urbana pode transformar o desenvolvimento de uma cidade? Foi sobre este tema que a planejadora regional e urbana, Maria Helena da Rocha Paranhos participou de um bate-papo na sede da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na última terça-feira, 23.

“No século XX toda  a infraestrutura pública foi direcionada para o automóvel e a valorização do carro . Já no século XXI a mudança do paradigma é que o cidadão está em primeiro lugar. Colocar o cidadão no centro de tudo é a forma de se desenvolver os projetos e alcançar qualidade de vida que a maioria das cidades almeja”, enfatizou.

Ao detalhar os principais pontos da mobilidade do cidadão, Maria Helena destacou que é preciso garantir o poder de ir e vir, com segurança, pisos corretos, calçadas atrativas e seguras em todos seus espaços públicos. Ainda de acordo com ela, a  distância que o cidadão tem para ir trabalhar, levar o filho na escola, fazer uma compra e ter acesso aos serviços sociais públicos também devem estar alinhados com a mobilidade.

“Tudo isso tem a ver com o uso e ocupação do solo, algo que está diretamente ligado ao plano diretor, que tem essa função de corrigir falhas, potencializar o que é bom e  apontar diretrizes de crescimento”, disse.

O debate contou com a presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores e de entidades como Sindicato da Construção Civil da Grande Florianópolis ( Sinduscon), Floripa Sustentável, Floripa Manhã, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina( CAU/SC).

“Trazer um tema tão necessário como esse para a nossa cidade é de extrema importância, e a ACIF continuará promovendo esse tipo de debate em prol do desenvolvimento de Florianópolis”, finalizou o presidente da ACIF, Célio Bernardi.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa