O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental da CASAN, lacrou 11 tubulações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha.
As operações foram todas realizadas na Servidão Canaã, onde a equipe do Trato, acompanhada de fiscal da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), efetuou lacres e interrompeu o lançamento irregular.
Um dos imóveis que já tinha sido fiscalizado pelo programa recebeu multa após ser flagrado com o lacre da primeira visita rompido e por não ter regularizado seu sistema hidrossanitário.
Realizadas semanalmente, as ações especiais do Trato Pelo Capivari, complementam os trabalhos de inspeção e orientação técnica, sendo executadas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local. Essas ações já resultaram, desde o lançamento do programa, um total de 508 lacres e 122 multas.
A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).
O objetivo das operações especiais é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na rede pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.
O programa
O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.