Hoje é sábado, 26 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAlerta às doenças oculares na chegada do inverno

Alerta às doenças oculares na chegada do inverno

A estação mais fria do ano é caracterizada pelo clima seco e baixa umidade do ar, que deixa as pessoas ainda mais sujeitas aos fatores que desencadeiam as doenças oculares de inverno

O inverno começa na próxima quarta-feira, 21 de junho. A estação mais fria do ano é caracterizada pelo clima seco e baixa umidade do ar, que deixa as pessoas ainda mais sujeitas aos fatores que desencadeiam as doenças oculares de inverno.

Alergias Oculares

São reações alérgicas (respostas exageradas do organismo a uma determinada substância, chamada de alérgeno) que acometem os olhos ou as estruturas próximas a ele, como as pálpebras. Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros etc. Os sintomas mais comuns da alergia são: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotofobia e irritação.

Conjuntivite

É uma inflamação na conjuntiva (branco dos olhos) e pode se manifestar de três formas: alérgicas, virais e bacterianas. A conjuntivite alérgica não é contagiosa e, em geral, acomete os dois olhos. Principais sintomas: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão. Já a conjuntivite viral, causada por vírus, é altamente contagiosa. Alguns dos sintomas são: sensação de areia, corpo estranho nos olhos e forte lacrimejamento.

Síndrome do Olho Seco

É uma doença ocular crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. Estima-se que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofram com a doença. Entre os principais sintomas estão: ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldades para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador, olhos embaçados ao final do dia, coceira, vermelhidão, lacrimejo excessivo e sensibilidade à luz.

SOBRE O HOF

Desde sua fundação, em 31 de janeiro de 2011, o Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) é referência no setor oftalmológico do Sul do país. Destacado por seu pioneirismo em procedimentos diagnósticos e cirúrgicos em retina e vítreo, córnea e catarata, e por constantes investimentos em inovação tecnológica, o HOF é também conhecido por sua equipe de qualidade técnica e pelo atendimento humanizado que presta em todas as suas áreas e especialidades.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa