Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorAos vereadores, Topázio frisa Plano Diretor e saneamento; Gui analisa o cenário...

Aos vereadores, Topázio frisa Plano Diretor e saneamento; Gui analisa o cenário e outras notas

Veja também nesta coluna política como ficaram as composições técnicas das Câmaras de Vereadores de Florianópolis e de São José além de outras notas

Publicidadespot_img

Aos vereadores, Topázio frisa Plano Diretor e saneamento

O prefeito Topázio Neto (PSD) leu a mensagem anual na primeira sessão ordinária do ano, nesta segunda (6), na Câmara de Florianópolis. Basicamente ele tocou em três pontos: Plano Diretor, saneamento básico e aproximação com os pleitos dos vereadores.

O chefe do Executivo lembrou que no segundo semestre do ano passado a prefeitura entregou para os vereadores um novo Plano Diretor ‘representativo, moderno e sustentável’. “Fico feliz que já há um calendário para apreciação e votação do Plano”, ponderou.

O prefeito ainda falou sobre as novas diretrizes para melhorar o quadro de saneamento básico através do Pacto proposto pela atual administração. Ele alertou que não adianta ficar debatendo no eterno discurso da dívida histórica que a Casan tem com o município, que isso não vai resolver nada. “Preferi assumir a responsabilidade da prefeitura como gestora do contrato (com a Casan) e responsável pelo saneamento da cidade”, pontuou.

Ele detalhou que nos próximos dias os vereadores receberão o projeto de lei com as propostas na área e pediu ajuda aos vereadores. “Não dá mais para aceitar o quanto pior melhor. Vamos aceitar sugestões e críticas, mas temos que avançar”, frisou, salientando que não há saneamento básico eficiente se apenas um lado fizer sua parte, por isso é importante a parceria com o cidadão.

Por fim Topázio deixou uma mensagem para os vereadores, frisando que é responsabilidade da administração como um todo bem atendê-los. “Caros legisladores, contem comigo e com toda estrutura da prefeitura para avançarmos em temas importantes dessa cidade. Estou aqui para trabalhar em conjunto”, finalizou.

Gui avalia cenários

Como é de praxe em inícios de ano legislativo, parlamentares que ocupam secretarias de Estado ou Municipais voltam para o parlamento, especialmente de olho nas composições das comissões ou eleição das novas mesas diretoras. Em Florianópolis, o vereador Gui Pereira (PSC), que ocupava a Secretaria do Continente, voltou ao plenário. Com isso, seu suplente Marquinhos Silva deixou a Câmara. O detalhe é que o retorno de Gui pode não ser momentâneo, como é comum nesses casos. Ele revela que está analisando cenários e pode ficar por mais tempo ou até nem retornar para a Secretaria do Continente.

Kely assume o Continente

Quem assumiu a Secretaria do Continente é a braço direito do vereador Gui já há alguns anos, a competente Kely Mattos de Figueiredo. Como sempre esteve assessorando Gui, está por dentro de todos os assuntos que correm na pasta.

Kely Mattos de Figueiredo

Pai e filho Cobalchini

Na semana passada o presidente da Câmara da Capital, João Cobalchini (União Brasil) esteve na Capital. Além de fazer contatos políticos e acompanhar o trâmite de assuntos de interesse de Florianópolis, ele aproveitou para prestigiar a posse do pai, Valdir Cobalchini (MDB) que assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. Depois de quatro mantados como deputado estadual, o Cobalchini pai, agora terá a missão de representar os catarinenses em Brasília. Com significativas votações em Florianópolis e região, é claro que o agora deputado federal terá o compromisso de ajudar a região com recursos de emendas e apoio aos pleitos dessas comunidades. O filho será o importante elo até o pai.

Valdir Cobalchini e o filho João na posse em Brasília

Posse

Também estiveram em Brasília acompanhando as posses do novo Parlamento os vereadores da Capital,  Maicon Costa e Maryanne Mattos, ambos do PL.

Retorno

Superado o ano de 2022, quando estive envolvido em projetos paralelo e precisei parar de escrever esta coluna política, retorno esse espaço. O foco é o movimento político na Grande Florianópolis. Conto novamente com as fontes para trazer aqui as informações mais relevantes. Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Estranho nada

Setores da mídia catarinenses subiram no telhado com a nomeação do professor e filósofo Rafael Nogueira para a Fundação Catarinense de Cultura (FFC). Olavista teria contra ele seu posicionamento ideológico, inclusive com posts antigos contrários ao Carnaval. Sinceramente, não vejo nada demais. Estranho seria se Jorginho Mello tivesse nomeado um progressista. Gente, o governo foi eleito na onda da extrema-direita, no Estado mais bolsonarista do País. Elegemos um Senador (Jorge Seif) que conhece mais o Rio de Janeiro que nosso Estado e ninguém teve esse ataque histérico durante a campanha.

Tem voto

Para nomear o novo comandante da FFC, o governador Jorginho Mello atende uma indicação da deputada estadual mais votada no Estado na eleição passada, Ana Campagnolo, do seu partido, o PL. Em política é assim, manda quem tem voto.

Voto impresso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não satisfeito em perder a eleição passada tentou o terceiro turno, apoiando Rogério Marinho para a presidência do Senado. Perdeu de novo, com a eleição de Rodrigo Pacheco. E agora foi no voto impresso, que ele tanto queria.

Mobilidade

O deputado Repórter Sergio Guimarães (UB) discursou pela primeira vez na quinta-feira (2) e já disse a que veio.

O parlamentar fez duras críticas sobre a questão da mobilidade urbana da Grande Florianópolis. Guimarães lembrou que, durante as chuvas que atingiram Santa Catarina em dezembro, a Auto Pista Litoral Sul só liberou trânsito da BR 101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, após pressão exercida por ele junto ao PROCON para entrar com ação no Ministério Público Federal contra a concessionária.

Sérgio Guimarães reafirmou o compromisso de um mandato popular. Disse que vai continuar trabalhando pelas pessoas e tem ao seu lado meio milhão de seguidores nas redes sociais. Vem forte!

Deputado Repórter Sérgio Guimarães

Comissões definidas

Nesta primeira sessão ordinária da Câmara de Florianópolis foram definidas as composições das comissões permanentes. Veja abaixo como ficaram:

I – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Roberto Katumi – (PSD) – Presidente

Dinho – (União Brasil) – Vice-Presidente

Dalmo Meneses – (União Brasil)

Pri Fernandes – (Podemos)

Maryanne Mattos – (PL)

Afrânio Boppré – (PSOL)

João Luiz – (PSC)

 II – COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

Gabrielzinho – (Podemos) – Presidente

Diácono Ricardo – (PSD) – Vice-Presidente

Renato Da Farmácia – (PSDB)

Claudinei Marques – (Republicanos)

Manu Vieira – (Novo)

III – COMISSÃO DE VIAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS E URBANISMO

Jeferson Backer –  (PSDB) – Presidente

Bericó – (União Brasil) – Vice-Presidente

Manu Vieira – (Novo)

Gilberto Pinheiro – Gemada (Podemos)

Afrânio Boppré – (PSOL)

IV – COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE

Adrianinho (Republicanos) – Presidente

Roberto Katumi – (PSD) – Vice-Presidente

Diácono Ricardo – (PSD)

Dalmo Meneses – (União Brasil)

Cintia Mendonça – (PSOL)

V – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

Carla Ayres (PT) – Presidente

Dinho (União Brasil) – Vice-Presidente

Gilberto Pinheiro – Gemada (Podemos)

Adrianinho – (Republicanos)

Cintia Mendonça – (PSOL)

VI – COMISSÃO DE TRABALHO, LEGISLAÇÃO SOCIAL E SERVIÇO PÚBLICO

Dalmo Meneses (União Brasil) – Presidente

Claudinei Marques (Republicanos) – Vice-Presidente

Gui Pereira – (PSC)

Gabrielzinho – (Podemos)

Tânia Ramos – (PSOL)

VII – COMISSÃO DE SAÚDE

Pri Fernandes (Podemos) – Presidente

Renato Da Farmácia (PSDB) – Vice-Presidente

Carla Ayres – (PT)

Claudinei Marques – (Republicanos)

Tânia Ramos – (PSOL)

VIII – COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA

Maryanne Mattos (PL) – Presidente

Gabrielzinho – (Podemos) – Vice-Presidente

Bericó – (União Brasil)

Diácono Ricardo – (PSD)

Maikon Costa – (PL)

IX – COMISSÃO DE TURISMO E ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Bericó (União Brasil) – Presidente

Maryanne Mattos (PL) – Vice-Presidente

Jeferson Backer – (PSDB)

João Luiz – (PSC)

Gui Pereira – (PSC)

X – COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INFORMÁTICA

Roberto Katumi – (PSD) – Presidente

Adrianinho –  (Republicanos) – Vice-Presidente

Maikon Costa – (PL)

Josimar Pereira – Mamá (União Brasil)

Manu Vieira – (Novo)

 XI – COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Gabrielzinho (Podemos) – Presidente

João Luiz (PSC) – Vice-Presidente

Maikon Costa – (PL)

Renato Da Farmácia – (PSDB)

Gui Pereira – (PSC)

XII – COMISSÃO DE PESCA, MARICULTURA, ASSUNTOS DO MAR E AGRICULTURA

Gilberto Pinheiro – Gemada (Podemos) – Presidente

Dinho (União Brasil) – Vice-Presidente

Jeferson Backer – ( Psdb)

Josimar Pereira – Mamá (União Brasil)

Afrânio Boppré – (PSOL)

XIII – COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER E IGUALDADE DE GÊNERO

Cintia Mendonça (PSOL) – Presidente

Pri Fernandes (Podemos) – Vice-Presidente

Carla Ayres – (PT)

Diácono Ricardo – (PSD)

Tânia Ramos – (PSOL)

Comissões em São José

Na tarde desta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de São José também votou e aprovou os vereadores integrantes de cada uma das cinco comissões permanentes do Legislativo.

Veja a composição de cada uma delas na arte:

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa