jogadora formada nos projetos de vôlei da Prefeitura de Palhoça e que hoje integra as categorias de base de um dos maiores clubes profissionais do país.
Aos 15 anos, a atleta Vitória Mendes Barbosa foi selecionada, no final de 2021, para integrar as categorias de base do Barueri Volleyball Club, que chegou às quartas de final da atual edição da Superliga Feminina. Vitória renovou contrato com o clube e vai jogar o Campeonato Paulista Sub-19 e Sub-21. “O Barueri é a referência de clube formador de
atletas no Brasil, equipe fundada e gerida por ninguém menos do que José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira de voleibol feminino”, destaca o treinador do vôlei feminino da FMEC, Natanael Sotero Trupel.
Durante a visita, Vitória passou a tarde com as meninas do pré-mirim, ajudando e compartilhando experiência com as mais jovens. “Pra nós, é um orgulho imenso receber uma atleta que iniciou no vôlei conosco e está se tornando uma atleta de alta performance”, comenta o treinador.
Moradora da Pedra Branca, Vitória entrou para a escolinha em 2019, e em 2020 já iniciou os treinamentos com a equipe de competição. Começou atuando na posição de central, e por último estava jogando como ponteira.
“Eu fico imaginando a diferença que faz, na cabecinha das jovens meninas do time pré-mirim, ter uma referência que começou jogando vôlei como elas e hoje representa um grande clube do país. Quem já foi do esporte sabe o quanto as referências são importantes e o quanto motivam os jovens atletas a também buscarem realizar seus sonhos no esporte, e é isso que a Vitória está fazendo. O que nos enche de orgulho, porque conseguimos dar a ela as condições de evoluir tecnicamente a ponto de despertar o interesse de um gigante como o Barueri”, comemora o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco), que também já foi jogador de vôlei.
Para o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, a conquista da jovem atleta é uma prova da excelência do projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura. “É mais uma demonstração da seriedade do trabalho que é realizado nas modalidades abrigadas pelo nosso programa Palhoça Esportiva, que tem a dupla missão de trabalhar o esporte como um fator de inclusão social e de formação de cidadãos de caráter, e também revelar talentos no alto rendimento”, comemora o prefeito Eduardo, que é formado em Educação Física e tem uma trajetória bastante ligada ao esporte.