Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALBiblioteca focada na literatura afro-brasileira e antirracista será inaugurada nesta quarta (22)

Biblioteca focada na literatura afro-brasileira e antirracista será inaugurada nesta quarta (22)

O espaço foi batizado em homenagem a João Ferreira de Souza, o Seu Teco, um dos fundadores da instituição

O Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) inaugura nesta quarta-feira, dia 22 de novembro a primeira biblioteca de Florianópolis com acervo totalmente focado na literatura afro-brasileira e antirracista. O espaço foi batizado em homenagem a João Ferreira de Souza, o Seu Teco, um dos fundadores da instituição e figura fundamental do movimento de luta pelas liberdades individuais e pela educação de jovens na Capital.

O acervo conta com 1 mil livros de autoras e autores negros, além de obras antirracistas de referência. O espaço de 80 metros quadrados fica no piso térreo da sede do CCEA, que foi totalmente reformado para receber as publicações. O projeto foi financiado pelo Ministério Público do Trabalho.

As obras estarão disponíveis para empréstimo para a comunidade de toda a Grande Florianópolis. A inauguração da Biblioteca João Ferreira de Souza – Seu Teco marca os 25 anos de fundação do CCEA, comemorados em junho deste ano. E integra também os eventos em torno do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Entre as autoras e autores que integram o acervo estão Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Milton Santos, Elisa Lucinda, Maria Firmina Reis e Abdias do Nascimento, entre outros. De Santa Catarina, destaque para obras de Jeruse Romão, Fábio Garcia, Maurício Pestana e Edenice Fraga.
https://www.instagram.com/p/Cz6MVQxAUXZ/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ==

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa