Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCasan promove atividade sobre animais decompositores de lixo orgânico em escola

Casan promove atividade sobre animais decompositores de lixo orgânico em escola

O objetivo foi sensibilizar crianças de 7 a 9 anos sobre os animais invertebrados, que atuam na decomposição da matéria orgânica e podem ser encontrados nas chamadas composteiras

Em mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental que aborda o tema do lixo orgânico, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu na última terça-feira (18) uma nova atividade na Escola José do Valle Pereira, no Bairro João Paulo, em Florianópolis. O objetivo foi sensibilizar crianças de 7 a 9 anos sobre os animais invertebrados, que atuam na decomposição da matéria orgânica e podem ser encontrados nas chamadas composteiras, que são recipientes em que o lixo orgânico é decomposto e transformado em adubo.

A ação acontece em continuidade ao projeto iniciado no ano passado, quando as crianças foram introduzidas à prática de compostagem. Os alunos produziram pequenas composteiras domésticas, reutilizando garrafas PET para destinação de restos de alimentos. Agora, nesta aula, os estudantes tiveram contato com insetos, minhocas e miriápodes (centopeias e piolhos-de-cobra), que auxiliam no processo de transformação do resíduo em composto orgânico. Com o auxílio de estereoscópio e lupas, as crianças puderam observar as diferenças de estrutura e do movimento de cada uma dessas classes de animais invertebrados.

“Através de atividades lúdicas e de toque, nós conseguimos retirar o estigma que esses animais possuem de nojentos e fazer com que as crianças percebam que eles desempenham um papel importante no ecossistema”, explica a bióloga e educadora ambiental, Myrna Hornke. A atividade promovida pelo projeto socioambiental acontece em paralelo aos projetos desenvolvidos em aula pelos professores.

As oficinas e atividades abordam diferentes temas relacionados ao saneamento, meio ambiente e ecologia por meio de brincadeiras, gincanas, práticas artísticas, rodas de conversa, palestras e mutirões de limpeza, incentivando as crianças e adolescentes a atuarem como agentes de transformação social. Todas as ações foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação.

O Programa de Educação Ambiental desenvolve ações nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, onde a Companhia executa obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa