Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCASAN reforça dicas para uso consciente da água

CASAN reforça dicas para uso consciente da água

As dicas de economia estão cada vez mais difundidas, mas colocá-las em prática no dia a dia, com apoio da família, é o maior desafio

Bem natural e precioso, a água é um recurso finito, que precisa ser usado de forma responsável. As dicas de economia estão cada vez mais difundidas, mas colocá-las em prática no dia a dia, com apoio da família, é o maior desafio.

Como o verão é um dos períodos de maior consumo de água, a CASAN reforça de forma constante a importância do uso responsável, trazendo dicas de economia na hora do banho, de atividades para produção de alimentos e limpeza da casa.

SOB O CHUVEIRO

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.

Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros.

Em um banho de 5 minutos é possível reduzir para 30 litros.

Em apartamentos os números são mais alarmantes, devido à pressão da água, em geral bem maior: um banho de 15 minutos pode consumir 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos a economia pode chegar a 162 litros.

Evitar escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro é outra ação que pode ajudar na economia.

ESCOVANDO OS DENTES

Escovar os dentes com água corrente: é preciso?

Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento.

Fechando a torneira enquanto escova os dentes, e enxaguando a boca com um copo d’água, é possível economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

USO DO VASO SANITÁRIO

Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água! Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros.

Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem observados.

Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papeis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

HÁBITOS NA COZINHA

Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros.

Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).

Limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho também vai facilitar o trabalho e ajudar a economizar.

Jogue os resíduos no lixo, nunca no ralo da pia.

Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.

MÁQUINAS DE LAVAR

Na máquina de lavar louças são gastos 40 litros: utilize-a somente quando estiver cheia.

No caso da máquina de lavar roupas, procure não acionar sem que o equipamento esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia. A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.

TANQUE

No tanque, uma torneira aberta por 5 minutos pode gastar 93 litros. Utilizando baldes para lavar roupas (molho e enxague), reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta). Essa água já usada também pode ser reutilizada na limpeza de garagens e calçadas, evitando-se o gasto com mangueiras.
CUIDADOS NO PÁTIO
Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos podem ser usados 279 litros.
Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.

MOLHANDO AS PLANTAS

As plantas precisam de água, mas prefira o regador à mangueira.

E regue as plantas nas primeiras horas da manhã, ou no final de tarde, para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.

LAVAÇÃO DOS CARROS

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta pode gastar mais de 200 litros de água.

Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros.

Para reduzir, lave o carro usando o balde: nesse caso o consumo pode ser reduzido a apenas 40 litros.

TORNEIRAS PINGANDO

Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete, desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Portanto, mantenha a torneira de água sempre bem fechada.
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa