Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALEducação ambiental de São José é objeto de pesquisa de universidade portuguesa

Educação ambiental de São José é objeto de pesquisa de universidade portuguesa

Rede municipal de ensino desenvolve ações de referência com estudantes

A Escola Municipal do Meio Ambiente recebeu na quinta-feira (19) a visita da pesquisadora Renata Martins Pacheco, do Centro de Ecologia Aplicada da Universidade de Lisboa, em Portugal. Referência em educação ambiental, a rede municipal de ensino de São José conta com duas escolas ambientais que desenvolvem ações com os estudantes da rede municipal, mediante agendamento prévio, para sensibilizá-los para adoção de boas práticas de sustentabilidade.

Renata é brasileira, formada em Engenharia Sanitária Ambiental e doutora em Engenharia de Políticas Públicas. Atualmente está cursando pós-doutorado na Faculdade de Engenharia, na Universidade do Porto. Ela atua também no projeto de Educação Ambiental Edufire Toolkit, que incentiva a participação da comunidade escolar em ações e desafios reais relacionados com as alterações climáticas e a redução do risco de incêndios.

“Fiquei encantada com o local. Um espaço como este tem um enorme potencial para o desenvolvimento de ações educativas tanto no âmbito escolar quanto em projetos desenvolvidos com a participação da comunidade”, frisou a pesquisadora.

A Escola Municipal do Meio Ambiente está localizada dentro do Parque Ambiental dos Sabiás, em Forquilhas, em uma área com Mata Atlântica preservada e cenário para diversas atividades ao ar livre. A abordagem está direcionada para a preservação das florestas e biomas brasileiros. “Muito importante essa troca de experiências para ampliarmos as discussões sobre educação ambiental e vislumbrarmos ideias para novos projetos”, citou a professora da Escola do Meio Ambiente, Cinthya Regina Persike.

A pesquisadora retornará a Portugal na próxima semana e apresentará um relato sobre a visita à Escola do Meio Ambiente.

Além da Escola do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação também dispõe do Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, que fica de frente para a baía norte, em Serraria. O CME Ambiental Escola do Mar proporciona o contato direto com o ecossistema litorâneo, estimulando a consciência crítica frente os problemas ambientais, de modo participativo.

Reconhecimento

Os projetos das duas escolas ambientais se destacam nacionalmente com o recebimento dos seguintes prêmios: Destaque em Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, do Instituto Ambiental Biosfera; Prêmio Expressão de Ecologia – Onda Verde; Fritz Muller; IMA de Educação Ambiental; Instituto Guga Kuerten; Educador Inovador; finalista do prêmio Nana Mininni Medina; e Prêmio de Responsabilidade Social Engie.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa