Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCelesc instala 100 medidores inteligentes no primeiro dia de operação em Florianópolis

Celesc instala 100 medidores inteligentes no primeiro dia de operação em Florianópolis

No primeiro dia de operação, a Celesc substituiu 100 equipamentos antigos pelos novos no bairro Coqueiros

Começou nesta terça-feira (2) o processo de instalação de medidores inteligentes de energia para clientes de Florianópolis. No primeiro dia de operação, a Celesc substituiu 100 equipamentos antigos pelos novos no bairro Coqueiros, o primeiro a ser contemplado com as trocas.

O projeto prevê que todas as unidades consumidoras da capital terão medidores inteligentes instalados ao longo dos próximos três anos. Os equipamentos oferecem informação em tempo real e de forma remota sobre o fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz.

A troca dos medidores será feita por técnicos da Celesc de forma espontânea, sem a necessidade de solicitação por parte dos clientes e sem custos extras. Ao todo, o investimento com substituições será de R$ 116 milhões.

“Pretendemos pelos próximos 36 meses, seguindo a programação do projeto, realizar as trocas em toda a cidade de Florianópolis”, explica o gerente Departamento de Gestão Técnica Comercial da Celesc, Castilho Sontag Filho. “São aproximadamente 270 mil residências e comércios, e mais 5.200 transformadores que também terão um medidor inteligente”, informa.

Com a instalação dos equipamentos, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia podem ser feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

A aposentada Maria Hercília Nercolini Domingues é moradora da primeira residência que recebeu os novos equipamentos inteligentes da Celesc e demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “Morando aqui há 56 anos, nos sentimos felizes e orgulhosos por sermos os primeiros a receberem os medidores. Também ficamos satisfeito com a Celesc, uma empresa que, quando precisamos, sempre nos atende prontamente. Quando roubaram nosso medidor, nos atenderam de imediato. Então a Celesc faz parte da nossa vida”, comenta.

Principais vantagens do sistema:
• Consumidor poderá fazer a gestão do seu consumo em tempo real
• Combate a irregularidades e ligações clandestinas
• Redução da inadimplência
• Redução de custos operacionais
• Otimização da identificação e atendimento de ocorrências, agilizando a operação das equipes e reduzindo deslocamentos desnecessários
• Religamento automático de energia em caso de corte

LEIA TAMBÉM:  Celesc começa a instalar medidores inteligentes em Florianópolis

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa