Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCelesc realiza chamada pública para o programa de Pesquisa & Desenvolvimento da...

Celesc realiza chamada pública para o programa de Pesquisa & Desenvolvimento da ANEEL

Desafio foi ampliado e agora conta com oito temas para projetos

Está aberto o período para submissão de projetos à Chamada Pública do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Celesc/ANEEL. Publicada em maio de 2022, o desafio foi ampliado e agora conta com oito temas para projetos (confira abaixo). As propostas podem ser enviadas até o dia 23 de fevereiro, por meio da plataforma Sparkx

“A nossa expectativa é de que os projetos apresentados envolvam novas tecnologias, uso de Inteligência artificial e transformação digital, sempre guiadas pelos quatro pilares básicos do Programa de P&D da ANEEL: originalidade, relevância, razoabilidade de custos e aplicabilidade”, explica a diretora de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Pilar Sabino da Silva.

Podem participar da seleção instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, além de startups que fabriquem materiais e equipamentos e que apresentem em seu Estatuto Social/Contrato Social/Regimento, entre as suas atividades, pesquisa e desenvolvimento (conforme definição da Lei Complementar 182/2021). Além disso, as entidades interessadas também deverão comprovar experiência no tema proposto.

“É importante que os projetos apresentados atendam às necessidades definidas pela Celesc, de forma que os resultados das pesquisas contribuam para a sustentabilidade econômica financeira da Empresa e que tenham aplicabilidade imediata”, completa a gerente do Departamento de Gestão de Projetos Estratégicos, Débora Simoni Ramlow.

Além disso, os interessados deverão estar em conformidade com todas as especificações do edital, que podem ser conferidas no site de P&D da CelescDúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos em contato pelo e-mail ped@celesc.com.br.

Confira os novos temas propostos pelo aditivo da Chamada Pública: 

Desafio 03 – Hidrogênio VerdeSoluções dentro da cadeia de produção do Hidrogênio Verde, que contribuam com a redução do custo de produção, armazenamento e comercialização, entre outros.

Desafio 04 – Redes/Cidades Inteligentes Incluindo Tecnologia 5G: Desenvolvimento de proposta baseada no conceito de Cidade Inteligente utilizando a tecnologia 5G. 

Desafio 05 – Armazenamento de Energia Elétrica no Sistema de DistribuiçãoSoluções inovadoras para Projetos voltados a aplicações de sistemas de armazenamento de energia por baterias no sistema elétrico. 

Desafio 06 – Compartilhamento de Infraestrutura com Empresas de Energia Elétrica e Telecomunicações: Gerenciamento, monitoramento, fiscalização e monetização da infraestrutura compartilhada com as empresas de telecomunicações, com uso de inteligência artificial. 

Desafio 07 – Comercialização de Energia Varejista com o PL-414/2021Soluções inovadoras para inserir a CELESC no comércio varejista de energia elétrica, com desenvolvimento de aplicativos, tecnologias com inteligência artificial para análise de perfil de consumo, dados, monetização de dados, entre outros. 

Desafio 08 – Eletrificação da Frota de Veículos: Este tema é continuação de um projeto já em execução e, por isso, esperam-se soluções que o façam avançar e que envolvam os seguintes escopos: Conversão de veículos à combustão; Exploração de novas tecnologias de baterias e motores elétricos; Criação de um modelo de negócio; Redução de custos; Lançamento de startup para colocar o produto no mercado. 

Desafio 09 – Redução de DEC e FECDesenvolvimento de tecnologias que utilizem recursos como inteligência artificial e que contribuam com a redução dos indicadores DEC e FEC — que medem o tempo e a frequência em que o fornecimento de energia é interrompido —, utilizados pela ANEEL para medir a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

Desafio 10 – Segurança Aplicada em Atividades de CampoProjetos que envolvam produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a segurança nas atividades dos eletricistas e que contribuam com o objetivo da Celesc de mitigar riscos e zerar o número de acidentes de trabalho.

Saiba mais em: LINK PARA O TERMO DE ADITAMENTO

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa