A Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América latina, irá lançar em Florianópolis o Polo Sul do Innovation Grid, plataforma de conexão da empresa com o ecossistema de inovação. Contando com a parceria da Fundação CERTI, este será um dos três polos que serão criados em diferentes regiões do Brasil. O evento de lançamento da iniciativa em Santa Catarina será realizado nesta quinta-feira (21), às 18h30, no lounge da Acate, na SC 401, em Florianópolis.
O Polo Sul de Inovação do Innovation Grid contará com infraestrutura a ser implementada no prédio sede da Eletrobras CGT Eletrosul, no bairro Pantanal. A Fundação CERTI e sua incubadora CELTA serão parceiras da iniciativa, agregando sua ampla experiência e expertise em empreendedorismo inovador e aceleração de empresas para alavancar resultados positivos ao ecossistema local.
Para o superintendente de Negócios da CERTI, Laercio Aniceto Silva, a capacidade da Fundação CERTI como instituto de tecnologia e unidade Embrapii de Sistemas Inteligentes – que atua desenvolvendo projetos de inovação nas áreas de energia (ANEEL e ANP), transformação digital (Lei de Informática) e sustentabilidade (Lei do Bem) – permitirá apoiar tecnicamente as startups com sua própria equipe. “Além disso, vamos contribuir para conectar pesquisadores das universidades para resolver gaps tecnológicos e complementar com subvenção financeira e incentivos fiscais aos investimentos” explica Laercio.
O objetivo do Innovation Grid é conectar-se com parceiros situados no ecossistema, visando atender necessidades estratégicas e fomentar soluções inovadoras no contexto da transição energética. Além disso, pretende gerar e alavancar novos modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade da companhia.
A plataforma Innovation Grid é composta de 3 módulos – Power Up, Spark e Tech Partnerships – que fortalecem a interação da Eletrobras com startups, empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa, universidades, hubs de inovação e etc.
– O módulo Power Up promove a conexão com soluções maduras do ecossistema de inovação, para resolver dores do negócio e experimentação rápida de soluções.
– O Spark promove seleção de estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para formar equipes multidisciplinares, que se conectam com times de inovação da companhia de energia elétrica.
– O Tech Partnerships tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias que possam ser implementadas, alavancando o relacionamento com universidades, instituições de pesquisa e empresas para superar barreiras e ampliar horizontes.