Será lançada nesta quarta-feira, dia 23 de abril, às 19h, em Florianópolis, a chapa “Time Penter”, que disputará as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em Santa Catarina. O evento ocorre no restaurante Chuleta na Tábua, reunindo profissionais da engenharia, agronomia e geociências de diversas regiões do estado.
A chapa é liderada pelo engenheiro Felipe Penter, candidato à presidência do CREA-SC, e integra um grupo que reúne nomes com experiência no Sistema e representatividade em diferentes áreas. Também compõem o time o candidato à presidência do Confea, Vinicius Marchese, além de Kita Xavier como candidato a conselheiro federal.
A proposta do grupo é dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos anos no CREA-SC, reconhecido nacionalmente por sua gestão, ao mesmo tempo em que projeta novas evoluções para o Sistema.
Felipe Penter, de 56 anos, é engenheiro com doutorado em Produção Vegetal. Construiu sua trajetória profissional em Santa Catarina, com atuação no campo, na gestão e dentro do próprio Sistema. Ao longo dos anos, foi conselheiro, vice-presidente, gerente de fiscalização e desde 2024 exercia a função de chefe de gabinete da presidência do CREA-SC. Agora está licenciado.
Durante sua passagem pela gerência de fiscalização, foi responsável por modernizar o setor, promovendo a digitalização dos processos e implementando uma atuação mais orientativa, focada na prevenção e no fortalecimento da atividade profissional. Também esteve envolvido em iniciativas estratégicas como o UniCrea, o Crea Acelera, a modernização do sistema de ART e o fortalecimento das entidades de classe.
Segundo Penter, o momento é de avançar com responsabilidade e experiência. “Santa Catarina construiu, nos últimos anos, um modelo de gestão reconhecido em todo o Brasil. Nosso compromisso é dar continuidade a esse trabalho, mantendo o que deu certo e avançando ainda mais, com diálogo, inovação e valorização dos profissionais”, afirma.
Atual presidente do CREA-SC e candidato a conselheiro federal, Kita Xavier destaca o protagonismo do estado no cenário nacional e reforça a importância da continuidade. “O CREA-SC hoje é referência para todo o país. Muitos dos programas e projetos desenvolvidos aqui já estão sendo replicados em outros estados. Isso é resultado de planejamento, gestão e compromisso com os profissionais. Não podemos retroceder. Precisamos seguir avançando”, pontua.
O lançamento da chapa marca o início de uma nova etapa da pré-campanha, com a proposta de percorrer o estado ouvindo profissionais e construindo, de forma coletiva, as diretrizes para o futuro do Sistema em Santa Catarina.
Candidatos do Time Penter
– Presidente CONFEA: Vinicius Marchese
– Presidente CREA/SC: Felipe Penter
– Conselheiro Federal: Kita Xavier
– Suplente: Paulo Roberto Oliveira
– Diretor Geral Mútua/SC: Daniel Kandler Signori
– Diretora Administrativa: Nubia Ferreira Luz
– Diretora Financeira: Roberta Maas dos Anjos

Campanha intensa
Agendado para as 19h, no Chuleta na Tábua, o evento desta quarta-feira (23) inaugura uma agenda mais ampla de mobilização, mirando a eleição do próximo dia 3 de julho. “Santa Catarina se consolidou como referência no Sistema, e isso não aconteceu por acaso. Nosso compromisso é manter esse nível e seguir evoluindo, com responsabilidade e foco nos profissionais”, afirma Kita Xavier. Na mesma linha, Penter reforça o direcionamento do grupo: “Chegou o momento de dar um novo passo, com diálogo, experiência e continuidade, preservando o que funciona e avançando ainda mais”.







