Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 15 de dezembro de 2023

Coluna da AMPE edição de 15 de dezembro de 2023

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

Publicidadespot_img

AMPE METROPOLITANA

Os avanços de 2023 com centenas de ações em favor dos pequenos negócios

A Associação Metropolitana das Micro e Pequenas Empresas (Ampe Metropolitana) fechou o ano com 328 ações em favor dos pequenos negócios. Em média, foi quase uma atividade por dia, nos pilares da Capacitação (37), Representatividade (82), Relacionamento (95), Benefícios (35), Gestão (79). Nos últimos 5 anos, foram nada menos do que 1267 ações (veja o quadro completo abaixo). Nesta retrospectiva de 2023, conheça alguns dos principais eventos que tiveram a marca da Ampe Metropolitana e saiba o que vem pela frente, na avaliação do presidente Ivam Michaltchuk.

Um ano que reafirma o reconhecimento da Ampe e mostra por que os empreendedores devem se associar à entidade

Ivan Michaltchuk

Presidente da Ampe Metropolitana

Nossa meta é chegar ao final de 2024 com mais de 1 mil associados ativos, dobrando o número atual. Mas afinal, por que os empresários de micro e pequenas empresas e MEIs devem se associar à Ampe Metropolitana?

A resposta é simples: porque somos cada vez mais reconhecidos pela sociedade, por nossa base e pelos poderes públicos pelo trabalho que resulta em melhorias reais para o ambiente de negócios.

Com o Educampe, por exemplo, levamos cursos gratuitos a distância para mais de 300 associados, contribuindo diretamente para o desempenho das suas empresas em diversas áreas. Não é por acaso que boa parte dos novos associados vieram daqueles que realizaram os cursos pela plataforma.

Outro marco foi a organização do 53º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Enconampe) em Florianópolis, reconhecido por lideranças de todo o estado como um dos melhores da história do associativismo em nosso segmento.

Encerramos o ano com uma parceria inédita com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que proporciona ao empreendedor uma consultoria gratuita e orientação sobre as melhores práticas digitais. Trata-se da primeira entidade a realizar esse acordo em Santa Catarina. Acesse o site e receba seu diagnóstico gratuito: jornadadigital.abdi.com.br.

Para 2024, vamos levar o Circuito Ampe e suas palestras para toda a região Metropolitana; em abril, teremos os 14 anos da Ampe e o início de um novo mandato; em outubro, nova edição da Semana MPE, além de tantos outros eventos, como a Feal, maior feira para o Setor de Food Service do estado, que terá novamente o nosso patrocínio e apoio, para levar a Ampe a milhares de empreendedores.

No próximo ano, também daremos prosseguimento à parceria com o Sebrae, que junto com a Fampesc disponibilizou três consultores para apoiar a criação de núcleos nas Ampe de todo o estado. Assim, vamos ampliar e estruturar melhor nossos núcleos atuais (Cervejeiro, Mulheres Empreendedoras e Jurídico) e criar novos, nas áreas da gastronomia e turismo, entre outras.

Venha conhecer e conversar com a gente. Associe-se: a Ampe está de braços abertos para você!

Enconampe é exemplo de organização e participação

Um sucesso histórico. Assim foi o 53º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Enconampe) deste ano, organizado pela Ampe Metropolitana nos dias 22 e 23 de setembro, em Florianópolis, em parceria com a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de SC (Fampesc). Foram mais de 300 lideranças de todas as regiões, com atividades de capacitação e estímulo à inovação.

Além da troca de experiências e palestras, o encontro resultou na retomada dos trabalhos do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa, que é ligado ao governo do estado e estava desativado desde 2019. Junto com a secretaria de Indústria, Comércio e do Serviço, o segmento voltou a debater e encaminhar políticas públicas para melhorar a vida do empreendedor, em especial na área de crédito.

Os pequenos negócios representam mais de 95% das empresas formalizadas e respondem por 42% do PIB catarinense. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de 500 mil empresários que geram 49% dos empregos formais.

Legenda: Vice-presidente Piter Santana presente em importante reunião na Capital Federal, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Conectada com as decisões em Brasília, Ampe participa do Fórum Permanente de MPEs

A Ampe Metropolitana é ativa participante do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, ligado ao Ministério da Economia. Só este ano, foram cinco reuniões, três presenciais, em Brasília, e duas on-line. Na história da entidade, foram cerca de 40. “Muitas de nossas sugestões já foram aceitas e contribuíram com as políticas públicas nacionais em benefício do segmento em questões como crédito, inovações tecnológicas, formalização, capacitação e outras medidas de fomento a quem mais gera emprego e ajuda a movimentar a economia do país”, lembrou Piter Santana, vice-presidente da Ampe.

Legenda: Vice-presidente Piter Santana presente em importante reunião na Capital Federal, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Feal cresce 30% e Ampe comemora participação na maior feira para o Setor de Food Service do estado

A Ampe Metropolitana fez uma avaliação positiva de sua participação como patrocinadora da Feal Santa Catarina, maior feira para o Setor de Food Service do estado, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. O evento cresceu 30% em relação à primeira edição, no ano passado, com a presença de mais de 6 mil visitantes, a grande maioria empreendedores de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, hamburguerias, padarias, confeitarias, conveniências, entre outros.

Entidade promove capacitação na Semana MPE

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10), a Ampe Metropolitana tradicionalmente prepara uma programação especial. Este ano, diversas lives foram realizadas sobre temas de interesse dos pequenos negócios, como crédito a juro zero, sustentabilidade, Lei Geral de Proteção de Dados e empreendedorismo feminino. A Semana MPE, assim como o Educampe e outras ações da Ampe promovem capacitação gratuita e de alta qualidade para os empreendedores da região.

Ampe Metropolitana: 13 anos de apoio aos grandes empreendedores de micro e pequenas empresas da Grande Florianópolis

Piter Santana

Vice-presidente da Ampe Metropolitana

A Ampe Metropolitana atua em 22 municípios, oferecendo soluções e benefícios nas áreas econômica, social, tecnológica, educacional, cultural, científica, ambiental e turística. Em 2023, a entidade completou 13 anos e celebrou uma série de iniciativas e conquistas nos seus cinco pilares de atuação: Representatividade, Capacitação, Relacionamento, Gestão e Benefícios. Neste artigo, vamos destacar as principais ações e avanços da associação em cada um desses pilares.

Representatividade

A Ampe é a voz dos grandes empreendedores de micro e pequenas empresas da região, defendendo os seus interesses e demandas junto aos poderes públicos e privados. A associação participa de diversos fóruns, conselhos, comitês e câmaras técnicas, buscando influenciar as políticas públicas e as decisões que afetam o segmento. Além disso, mantém parcerias e convênios com diversas entidades, como o Sebrae, a Fampesc, Sescon, entre outras.

Em 2023, teve uma atuação destacada na defesa dos direitos e deveres dos empreendedores individuais, especialmente com a não cobrança de taxas para os Microempreendedores em São José, criação do Juro Zero Palhoça e retomada do Juro Zero Floripa. A associação promoveu debates, palestras, workshops e cursos sobre as oportunidades e os desafios desse modelo de negócio, orientando os empreendedores sobre as questões tributárias, trabalhistas, previdenciárias, jurídicas e ética envolvidas. A associação também articulou a retomada do Fórum Estadual Permanente das Micro e Pequenas empresas do Governo do Estado, com objetivo de atuar pela simplificação e a desburocratização dos processos de formalização, regularização e fiscalização, crédito e busca constante em garantir a segurança jurídica e a competitividade do segmento.

Gestão com excelência, eficiência, transparência, sustentabilidade e inovação

Capacitação

O convênio inéditoda Ampe com a ABDI oferece no estado o diagnóstico e capacitação online do Programa Jornada Digital, visando o aprimoramento das competências técnicas, gerenciais e comportamentais dos empreendedores e dos seus colaboradores. A associação conta com uma plataforma de educação a distância, o Educampe, que disponibiliza mais de 180 cursos online nas áreas de gestão, finanças, marketing, vendas, liderança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, entre outras. A associação também realiza eventos presenciais, como palestras, workshops, seminários, feiras, rodadas de negócios, missões empresariais, entre outros, que proporcionam o acesso a informações, conhecimentos, tendências e oportunidades de mercado. O apoio à Junior Achievment Santa Catarina contribui para despertar o empreendedorismo em mais de 117 mil jovens em todo estado.

Relacionamento

A Ampe promove o relacionamento com a ativação de núcleos como Mulheres, Jurídico e fortalecimento do Cervejeiro entre os seus associados, estimulando a troca de experiências, a cooperação, a integração e a geração de negócios. A associação possui uma rede de contatos que facilita o acesso a fornecedores, clientes, parceiros entre outros agentes do ecossistema empreendedor.

Gestão

Uma gestão com excelência, eficiência, transparência, sustentabilidade e inovação em suas atividades. Assim é a Ampe,que possui uma estrutura organizacional composta por uma diretoria executiva, um conselho fiscal e um conselho consultivo, que são eleitos pelos associados a cada dois anos. Uma equipe de colaboradores qualificados e comprometidos atendem aos associados com cordialidade e profissionalismo. A associação dispõe de uma sede própria, localizada na Av. Rio Branco, 533, 601 no centro de Florianópolis, que oferece uma infraestrutura moderna e confortável, com salas de reunião, auditório, coworking, entre outros espaços de atendimento.

Em 2023, a gestão foi aprimorada com a implementação da LGDP em todos os seus processos. A associação monitora todas as suas áreas e projetos, gerando indicadores e relatórios que subsidiaram a tomada de decisão e a prestação de contas, alinhados às demandas e às tendências do mercado.

Benefícios

A Ampe oferece aos seus associados uma série de benefícios, que agregam valor e vantagem competitiva aos seus negócios. São serviços e produtos de qualidade, com condições especiais e exclusivas, nas áreas de saúde, educação, tecnologia, comunicação, consultoria, assessoria, entre outras. Também proporciona o acesso a programas e projetos de fomento ao empreendedorismo, como o Universo MEI, o Empreender, o Jovem Empreendedor, o Mulher Empreendedora, o Empreendedor Sênior, entre outros. Os associados ainda têm o direito de participar do Clube ND, que oferece descontos e benefícios em diversos estabelecimentos comerciais, culturais e gastronomia.

Circuito Ampe 2024

Com objetivo de apoiar, orientar e dar oportunidades de aprendizado aos empreendedores, o Circuito Ampe será realizado em 2024 nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas e Santo Amaro da Imperatriz. Pela manhã haverá um Fórum Regional das MPEs, seguido de atendimento ao empreendedor e, às 17h, uma palestra. Outra novidade será a montagem de uma feira em cada local, com foco em tecnologia e inovação.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa