Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 30 de setembro de 2023

Coluna da AMPE edição de 30 de setembro de 2023

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

53º edição do Enconampe impulsiona desenvolvimento dos pequenos negócios em Santa Catarina

Um sucesso total em conteúdo e organização. Este foi o consenso da avaliação da 53º edição do Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Enconampe), realizado nos dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Realizado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e pela Ampe Metropolitana, o evento reuniu mais de 300 lideranças de todas as regiões para debater o desenvolvimento do empreendedorismo no estado, com atividades de capacitação e estímulo à inovação.

Em Santa Catarina, os pequenos negócios representam mais de 95% das empresas formalizadas, e respondem por 42% do PIB do Estado. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de 500 mil empresários, que geram 49% dos empregos formais.

Pequenos negócios representam mais de 95% das empresas em SC

“Uma das conquistas do evento foi proporcionar a retomada dos trabalhos do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa, que é ligado ao governo do estado e estava desativado desde 2019. Junto com a secretaria de Indústria, Comércio e do Serviço, poderemos voltar a debater e encaminhar políticas públicas para melhorar a vida do empreendedor”, destacou Rosi Dedekind, presidente da Fampesc. “Nas atividades de sábado levamos importantes informações sobre acesso a crédito, apresentamos cases de empresas que mostraram a importância de estarem em uma associação para a melhoria dos negócios, além de realizarmos um painel de inovação com empresários e o Sebrae/SC, fechando com uma palestra motivacional e um almoço de confraternização”, concluiu.

“Pelo número de participantes, nível dos painéis e palestras, feedback dos presidentes de Ampes, foi com certeza o melhor Enconampe dos últimos anos. A começar pelo passeio que organizamos com o Catamarã, uma experiência de turismo pelo mar de Florianópolis que inovou no início de um evento desse porte, proporcionando uma grande confraternização”, avaliou Ivam Michaltchuk, presidente da Ampe Metropolitana. “Também tivemos atrações culturais, que trouxeram leveza ao encontro, que também levou muito conhecimento aos participantes. Parabenizo a toda a equipe da organização e às diretorias da Ampe Metropolitana e da Fampesc pelo trabalho impecável”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do 53º Enconampe teve as participações do secretário-adjunto da secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Jonianderson Menezes, que representou o governador Jorginho Mello, e de Luc Pinheiro, representando o Sebrae/SC, parceiro do evento e de várias ações da Fampesc. O senador Jorge Seif participou do jantar, logo após a solenidade.

Segmento possui mais de 500 mil empresários, que geram 49% dos empregos formais

O painel “Acesso a Crédito: Alavancando o Sucesso e Crescimento dos Pequenos Negócios” reuniu Luiz Carlos Floriani, diretor-superintendente do Banco do Empreendedor, Frederico Ojeda Laureano, gerente de negócios do Badesc, e Fabrício Rodrigo Correia de Mello, da área de comunicação do BRDE.

“Inspiração Empreendedora: Cases de Sucesso de Associados Ampes” trouxe as experiências da By Bus Turismo (Ampe Metropolitana), Swot Segurança (Ampe Caçador), Influx English School (Ampe Tubarão) e Ledoleta Festas (Ajorpeme – Joinville).

“O Poder da Inovação: Estratégias para impulsionar os Pequenos Negócios” teve as presenças de Braulio Dalla Vechia (Ceo da cervejaria Dalla), Luc Pinheiro (diretor técnico do Sebrae) e Cláudio Grando (CEO da Audaces, empresa de tecnologia para a indústria da moda).

Encontro fortaleceu lema do associativismo: “Unidos somos mais fortes”

No final da manhã, o palestrante João Carlos de Oliveira empolgou a plenária com o tema “Meu papel na geração de resultados extraordinários – Transformando ideias”.

O 53º Enconampe foi realizado em parceria com BRDE, Badesc, Banco do Empreendedor, Safeweb, Cresol Cooperativa, Fepese, CVA Audaces e NDTV, com apoio do Sebrae.

Participantes fizeram um passeio de catamarã

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa