Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCultiva Floripa revitaliza canteiros e instala horta vertical na Serrinha

Cultiva Floripa revitaliza canteiros e instala horta vertical na Serrinha

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nos últimos dias, trabalho de manutenção e revitalização de uma horta comunitária na Serrinha, bairro da região central da Capital.

O espaço, que já servia como local de cultivo, foi limpo, ganhou quatro novos canteiros e uma horta vertical, onde vão ser cultivados temperos, hortaliças e plantas medicinais. Além disso, foram plantadas dez mudas de frutíferas e nativas, incluindo araçá, bananeira, gabiroba e pitaya.

Para auxiliar na manutenção dos canteiros e fornecer a adubação necessária, outras duas novas estruturas foram instaladas: um sistema de compostagem e um minhocário. “O composto produzido através da reciclagem dos resíduos orgânicos contém nutrientes ricos para o solo e plantas, além de contribuir para a redução da quantidade de resíduos domésticos, proporcionando economia na coleta e destinação final”, destaca Gabriela Tasso, engenheira agrônoma da SMMA.

No site www.cultivafloripa.pmf.sc.gov.br há um mapa com as hortas comunitárias existentes onde cada cidadão pode checar locais de cultivo instalados em pontos próximos às suas residências.

O Cultiva Floripa

O Cultiva Floripa, projeto da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalha na construção de espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de trazer à população maior consciência alimentar, valorizar atitudes sustentáveis e promover a agricultura urbana.

“Atualmente, mais de 160 hortas são cultivadas na cidade, em escolas, centros de saúde e comunidades. O incremento ambiental e o desenvolvimento da agricultura em espaços urbanos, traz à população do município de Florianópolis a consciência de uma alimentação saudável, melhoria da qualidade de vida, mais saúde, bem-estar, estímulo à compostagem e ainda valoriza atitudes sustentáveis” comenta Fábio Braga, secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa