Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCurso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade CESUSC recebe doação de contêiner...

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade CESUSC recebe doação de contêiner da Prefeitura da Capital

O objetivo é evitar desperdício na construção civil e aproveitar sobras de materiais úteis destinando-os a famílias que precisam de uma moradia mais digna e confortável

A Faculdade CESUSC, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Rede Solidária SOMAR, assinou hoje (28) um Termo de Cooperação Mútua que define as atribuições e responsabilidades de cada instituição após a doação do contêiner para o projeto Banco de Materiais, espaço que armazenará doações de sobras úteis da construção.

O Banco de Materiais será alimentado por doações de materiais de construção que possam ser reaproveitados, ou seja, sobras de obras em bom estado, tais como vasos sanitários, bancadas, tintas, pisos, entre outros. A iniciativa visa minimizar o desperdício de materiais de construção em reformas residenciais, proporcionando uma nova destinação (sustentável) para esses materiais. Além disso, a parceria contribui para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável, beneficiando diretamente as famílias em situação de vulnerabilidade social. É uma iniciativa em que todos ganham, fortalecendo o compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

A proposta do uso do contêiner faz parte do Projeto de Extensão “Banco de Materiais”, vinculado à curricularização da extensão (ou creditação curricular), que são as atividades práticas vinculadas ao currículo de formação acadêmica. “Os alunos que participam do projeto são voluntários. O projeto, que iniciou semestre passado e é coordenado pela professora Marila Filártiga, contará nesse primeiro momento, com dois escritórios parceiros que farão doação de diversos materiais. A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano irá identificar as carências e levar esse material para à comunidade”, explica o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc, Pery Segala.

A primeira etapa do projeto será o desenvolvido um layout de ocupação do contêiner (espaço de armazenamento, espaço de controle, espaço de expedição). O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade CESUSC foi convidado a ser parceiro do projeto e vai desenvolver um app para agilizar a gestão e a logística desses materiais.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa