Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCurso gratuito de produção musical para mulheres está com inscrições abertas em...

Curso gratuito de produção musical para mulheres está com inscrições abertas em SC

Ideia é possibilitar a autonomia das musicistas ao promover conhecimentos básicos sobre o processo de produção

A segunda edição do “Produza como uma mulher”, curso online inteiramente gratuito destinado a musicistas que moram em Santa Catarina, está com inscrições abertas. A iniciativa é voltada a mulheres que compõem músicas autorais, e que estão em início de carreira ou possuem carreiras independentes, e visa aumentar a autonomia das musicistas ao promover conhecimentos básicos para que elas próprias possam produzir suas músicas. As inscrições podem ser feitas pelo site produzacomoumamulher.com/increver-se, e ficam abertas até o dia 7 de maio.

O “Produza como uma mulher – autonomia na produção musical para musicistas” é uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. 

Nesta edição, há 30 vagas disponíveis – 12 delas serão destinadas a mulheres trans, mulheres indígenas, mulheres racializadas, mães-solo e pessoas não binárias. O primeiro encontro está previsto para ocorrer no dia 21 de maio. Para participar, é necessário residir em Santa Catarina, ter mais de 18 anos de idade e possuir produções musicais autorais, lançadas ou não. 

Segundo a artista Chovvve, que é idealizadora e coordenadora do projeto, a proposta é contribuir para transformar a realidade do mercado musical no Brasil, majoritariamente dominado e produzido por homens. De acordo com dados da União Brasileira dos Compositores (UBC), por exemplo, somente 15% dos associados ao órgão são mulheres. Num recorte que leva em conta exclusivamente a região Sul do país, o número é ainda menor – apenas 9%.

“A idealização do ‘Produza como uma mulher’ vem da observação dessa e de outras lacunas, como a ainda lenta progressão da presença de mulheres nos line-ups de festivais e a hegemônica presença masculina na área técnica de produção musical. A partir da criação de um curso de produção para mulheres em Santa Catarina, nossa equipe pretende contribuir para a descentralização da produção musical brasileira (concentrada mais de 70% na região sudeste), e fomentar o crescimento da presença de mulheres na cena musical”, destaca Chovvve, que também é musicista, produtora cultural e ilustradora, e reside em Laguna, no Sul catarinense.

Ao todo, a segunda edição do “Produza como uma mulher” contará com 10 encontros onine. Neles, as musicistas terão acesso a conhecimentos técnicos básicos para a produção musical independente, incluindo noções de softwares de produção e plugins, vocabulário técnico de produção e técnicas de lançamento musical. Na primeira edição do projeto, realizada em 2022, 20 mulheres musicistas foram contempladas.

“A nossa ideia é que as participantes conheçam todas as etapas que envolvem a produção de uma música, desde a captação, passando pela composição de instrumentos virtuais, mixagem, masterização e lançamento. Um dos objetivos principais é possibilitar que as musicistas tenham autonomia na produção de suas músicas, o que inclui ter conhecimento suficiente para se comunicar com outros profissionais envolvidos nesse processo”, completa Chovvve.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa